Os “dragões” já conquistaram duas edições da Liga Europa e há que coloque o FC Porto como favorito a vencer a competição. A segunda competição da UEFA está longe de ser tão lucrativa quanto a “Champions” mas ainda assim há muito dinheiro para arrecadar.
Wenderson Galeno – 9 milhões de euros – do SC Braga para o FC Porto, em 2022.
Os “dragões” estreiam-se esta quarta-feira na Liga Europa frente aos noruegueses do Bodo/Glimt (quarta-feira às 17h45) naquele que é o primeiro de oito jogos que a equipa portuguesa, duas vezes vencedora desta competição, vai efetuar neste novo formato da segunda competição mais importante da UEFA com 36 clubes.
Além disso, o FC Porto é considerado favorito a conquistar a edição 2024/25 da Liga Europa, de acordo com as probabilidades reveladas esta terça-feira pelo site “Football Meets Data”. Os “dragões” surgem com uma probabilidade de 10% no topo das preferências para a conquista do troféu à frente de emblemas como o Tottenham, AS Roma, Manchester United e Lazio.
O terceiro classificado da Liga portuguesa na época passada já arrecadou 4,3 milhões de euros pela entrada direta na prova e apesar das somas serem significativamente mais baixas do que na Liga dos Campeões, há muito mais dinheiro para arrecadar nesta prova: 450 mil euros por vitória (mais do que quatro vezes menos do que o prémio da ‘Champions’ e 1,7 milhões de euros se se apurar para os oitavos de final (na Liga dos Campeões esse montante é de 11 milhões de euros).
Recorde-se que as oito melhores equipas da liga qualificam-se automaticamente para os oitavos-de-final, enquanto aquelas que terminarem entre o novo e o 24º lugares vão disputar um play-off a eliminar, a duas mãos, para saber que equipas seguem para a mesma fase da competição. Os emblemas que terminarem do 25º lugar para baixo serão eliminados.
“Dragões” mais valiosos
Para o primeiro destes oito jogos na Liga Europa, o FC Porto defronta os noruegueses do Bodo/Glimt, campeão da Eliteserien na época passada. No campeonato da valorização, o FC Porto apresenta uma valorização muito superior à do campeão norueguês: o plantel é o segundo mais valioso em Portugal com um valor de mercado 334,2 milhões de euros, de acordo com o site “Transfermarkt”. Do lado do Bodo Glimt, e de acordo com a mesma plataforma, o valor do plantel está estimado em 42,8 milhões de euros
O FC Porto fechou o mercado de verão com um saldo positivo de 18,18 milhões de euros: receitas de 58,15 milhões e despesas de 39,97 milhões de euros. Os maiores investimentos foram as contratações do avançado Samu Omorodion (15 milhões de euros) e do extremo Francisco Conceição (10,5 milhões de euros). O internacional português acabou por sair emprestado para a Juventus por uma taxa de empréstimo de sete milhões e os dragões viriam arrecadar 37 milhões por Evanilson e 11 milhões por David Carmo. O guarda-redes Diogo Costa é o futebolista mais valioso do plantel seguido de perto pelo médio argentino Allan Varela (35 milhões) e pelo avançado Samu Omorodion (35 milhões de euros).
Os adversários na Liga Europa
Depois de defrontar o Bodo/Glimt, os “dragões” regressam aos jogos da Liga Europa a 3 de outubro em casa para receber o Manchester United; segue-se nova receção para defrontar os alemães do Hoffenheim a 24 de outubro; a 7 de novembro, a equipa orientada por Vítor Bruno desloca-se a Roma para defrontar a Lazio e a 28 de novembro, nova deslocação mas desta vez à Bélgica para jogar frente ao Anderlecht; a 12 de dezembro, o FC Porto recebe os dinamarqueses do Midtylland e já em janeiro (23), o percurso na Liga Europa prossegue no Estádio do Dragão com a receção aos gregos do Olympiakos; a 30 de janeiro, o FC Porto fecha esta fase da segunda competição da UEFA em Tel Aviv frente ao Maccabi.