[weglot_switcher]

FC Porto: Mais soluções e talento para mais uma boa época na Liga dos Campeões

A equipa que melhores resultados tem obtido para Portugal na ‘Champions’ tem mais talento e soluções para atacar todas as competições. No entanto, existem setores que ainda precisam de reforços e outras zonas do terreno, como o meio-campo, que podem perder jogadores. O FC Porto estreia-se este domingo em jogos oficiais contra a Belenenses SAD, partida que se irá disputar a partir das 18h00. 
  • Luís Díaz (FC Porto)
8 Agosto 2021, 16h00

Há mais talento, mais soluções mas um excesso de jogadores para o meio-campo e vendas que ainda podem ajudar a moldar este plantel. O FC Porto, versão 2021/22, é a segunda equipa mais valiosa da Liga portuguesa de acordo com o site de avaliação de futebolistas “Transfermarkt”: 284,5 milhões de euros. Até ao momento, os ‘dragões’ garantiram 21 milhões em vendas e gastaram 20,7 milhões em reforços com destaque para Pepê (15 milhões), Bruno Costa (2,5 milhões), Fábio Cardoso (2,2 milhões) e Marko Grujic (1 milhão de taxa de empréstimo). O FC Porto estreia-se este domingo em jogos oficiais contra a Belenenses SAD, partida que se irá disputar a partir das 18h00.

Na análise àquele que deverá ser o plantel do FC Porto no final do período de transferências de Verão, João Marcelino, redator principal do JE, realçou que ainda há jogadores que deverão sair: “Tal como o Sporting, o FC Porto vai ter que vender. E existem vários candidatos a sair como o Luís Díaz, Jesús Corona e Sérgio Oliveira. Por isso, ainda muito pode acontecer nesta janela de transferências”. De qualquer forma e mesmo que estes jogadores abandonem o ‘Dragão’, este comentador acredita que esta “é uma equipa que está preparada para fazer mais uma boa temporada na Liga dos Campeões”.

No programa “Jogo Económico”, da plataforma multimédia JE TV, João Marcelino considerou que Sérgio Conceição tem mais soluções do que tinha na época passada, “mas talvez não tenha tantas soluções para setores mais frágeis. Na lateral esquerda, onde o Zaidu está sozinho, e é quase que o FC Porto se vai reforçar nesse setor; no lado direito da defesa, João Mário apareceu com grande fulgor nesta pré-temporada e pode ser uma boa alternativa”.

Na zona central da defesa, o FC Porto “melhorou bastante, sobretudo na zona central”, considerou o redator principal no “Jogo Económico”: “Gosto muito do Fábio Cardoso, é um central com formação no Benfica, internacional pelas seleções jovens e que fez pelo menos dois anos e meio de grande qualidade no Santa Clara. É um central que tem capacidade para ser titular do FC Porto, apesar de Pepe e Mbemba. Pela experiência, considero que Fábio Cardoso vai impor-se mais rapidamente do que Diogo Leite”.

Já em relação ao meio-campo, o FC Porto poderá ter excesso de soluções. Considera João Marcelino que “Vitinha é um grande reforço para Sérgio Conceição tendo que conta que o Wolverhampton não acionou a cláusula de compra do passe. Pode não ter grandes oportunidades neste esquema tático uma vez que tanto o Vitinha como o Fábio Vieira estão mais talhados para outro modelo de jogo. Juntando-lhe Bruno Costa, Francisco Conceição e Pepê, podemos concluir que o FC Porto tem muito mais talento. No ataque, não há Marega mas há claramente o Toni Martinez a crescer; o Luís Díaz cresceu muito na Copa América”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.