[weglot_switcher]

FCT atribui mais 400 contratos a investigadores no valor de 120 milhões de euros

Os contratos de trabalho deverão ser assinados entre os investigadores e as instituições de acolhimento num prazo de 90 dias após a assinatura dos contratos-programa.
2 Agosto 2022, 08h51

A FCT atribuiu mais 400 contratos de trabalho a investigadores doutorados em todas as áreas científicas, um investimento financeiro que representa mais de 120 milhões de euros.

Os contratos de trabalho foram atribuídos no âmbito do Concurso de Estímulo ao Emprego Científico – Individual – 5ª Edição do CEEC Individual.

Os contratos deverão ser assinados entre os investigadores e as instituições de acolhimento num prazo de 90 dias após a assinatura dos contratos-programa. Até ao momento, nas suas cinco edições, o CEEC Individual já atribuiu um total de 1900 contratos a investigadores doutorados.

Segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, foram apresentadas 2.890 candidaturas e “os 400 investigadores selecionados distribuem-se em quatro categorias contratuais: 208 contratos de Investigador Júnior, 153 de Investigador Auxiliar, 38 de Investigador Principal e 1 de Investigador Coordenador”.

Por géneros, “as mulheres ascendem a 58,8% dos candidatos selecionados e os investigadores de nacionalidade estrangeira representam 24% do total, significando um decrescimento de 7,5% face ao concurso anterior”. Quanto aos candidatos estrangeiros, 22 vieram de Espanha, 21 da Itália, e 13 do Brasil.

Depois de divulgados os resultados, agora, “inicia-se o período de audiência prévia, durante o qual os candidatos não selecionados podem contrapor a sua avaliação”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.