[weglot_switcher]

Federação Universal para a Paz realiza conferência internacional em Cabo Verde

A FUP é uma organização não-governamental, reconhecida pelas Nações Unidas, fundada por um casal da Coreia do Sul. A embaixadora Filomena disse que a federação vai cooperar com Cabo Verde na agricultura, por exemplo.
25 Dezembro 2019, 18h00

A Federação Universal para a Paz (FUP) vai realizar, a partir de abril de 2020, uma conferência internacional virada especialmente para juventude em Cabo Verde, anunciou a embaixadora da paz, Filomena Gonçalves.

“Estamos, neste momento, a lançar a Federação Universal para a Paz no país e haverá uma representação, a nível institucional de Cabo Verde, na cimeira que se realiza em fevereiro em Seul [Correia do Sul] e partir daí se saberá em que áreas iremos cooperar”, precisou Filomena Gonçalves.

A embaixadora para a paz da FUP fez essas considerações à imprensa à margem da audiência que uma delegação da Federação Universal para a Paz teve com Presidente da República cabo-verdiana, Jorge Carlos Fonseca.

Questionada sobre em que áreas a FUP vai cooperar com Cabo Verde, Filomena Gonçalves disse que neste momento se está a pensar, especialmente, no setor da agricultura, porque, disse, a Coreia do Sul tem uma experiência neste domínio, que hoje é tomada como uma “referência mundial”.

Segundo a mesma fonte, a cooperação com o arquipélago poderá também estender-se à saúde, mas “virada para a proteção da ambiente, trabalhando na proteção”. E adiantou que o chefe de Estado de Cabo Verde manifestou “toda a sua disponibilidade” em ajudar na implantação do referido projeto no arquipélago, além de contribuir para que haja “uma excelente cooperação” entre Cabo Verde e FUP.

A delegação da FUP – uma ONG internacional, reconhecida pelas Nações Unidas, fundada por um casal da Coreia do Sul –, além da Filomena Gonçalves, contava ainda com o secretário-geral da Federação Universal para a Paz para a África e pelo secretário que representa a juventude africana.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.