O Grupo BEI intensificou o seu apoio ao sector da segurança e defesa em 2024, alargando o âmbito dos projectos de defesa e segurança elegíveis para financiamento no início de Março.
Na saga da tese europeia de que a Europa enfrenta ameaças, o Fundo Europeu de Investimento (FEI) anunciou esta quinta-feira um esforço pioneiro para aumentar a disponibilidade de capital para empreendimentos focados na defesa na Europa, com um investimento de 40 milhões de euros no Fundo Europeu de Tecnologia de Defesa e Segurança do Keen Venture Partners.
O fundo, com foco em empresas start-up no setor da tecnologia de defesa e segurança, visa apoiar empresas que são pioneiras em soluções em áreas como a superioridade da informação, ciberdefesa, robótica, IA, sistemas autónomos e tecnologias espaciais, como a proteção de comunicações por satélite, análise de imagens de satélite e defesa de ativos espaciais. Os investimentos do Fundo serão pan-europeus, com exposição ao Reino Unido, Turquia e Noruega.
Este investimento é o primeiro do género no âmbito do Mecanismo de Capital de Defesa e do mandato InvestEU Space e baseia-se nos investimentos anteriores do FEI em fundos de capital de risco generalistas com um foco parcial na defesa.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com