[weglot_switcher]

Felipe González: “Trump vai acelerar o declínio dos Estados Unidos”

Antigo chefe de governo espanhol diz-se contra todos os dirigentes que não são democratas e coloca o presidente norte-americano nesse grupo.
29 Novembro 2018, 21h38

Felipe González, ex-presidente de governo espanhol, esteve Conselho das Américas, em Nova Iorque, numa aparição pública que vai rareando e em que foi muito crítico do presidente dos Estados Unidos, ao afirmar que “Trump vai acelerar o declínio dos Estados Unidos, não é possível governar com um tweet e sem instituições, não entende que o grande poder americano são suas empresas globais, que têm seu mercado no mundo. Fechar as fronteiras é um erro”.

Gonzalez estendeu as suas críticas contundentes à questão das mudanças climatéricas, que Trump tende a negar e a que chamou “populismo ultrapassado”.

O ex-chefe de governo afirmou ainda, citado pela agência EFE, que “para mim não há tiranos mais ou menos aceitáveis ​​dependendo da bandeira, eles são todos tão inaceitáveis, como Nicolás Maduro na Venezuela. O que acontece na Venezuela é uma tirania arbitrária que destruiu a economia e a democracia“ e que “levou a um êxodo bíblico sem precedentes, que todos os meses expulsa 100 mil venezuelanos do país”.

González, ex-líder do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) declarou-se moderado, para especificar que “a única coisa que eu sou radical é na defesa da democracia em perigo: nós democratas temos que fazer uma análise crítica sobre o que leva o populismo a crescer”.

Gonzáles também abordou temas de Espanha, para se manifestar em defesa da monarquia no país e assegurou que os ataques contra a instituição tentam desviar a atenção para outras questões. Recorde-se que o ex-chefe de governo teve sempre uma postura definitivamente anti-independentismo, não só no que dizia respeito à Catalunha como principalmente em relação ao País Basco.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.