A Federação Nacional dos Professores lamenta o fim do Jornal de Letras, que considera uma “perda irreparável para a Cultura e para a Educação”.
“A Fenprof não pode deixar de manifestar a sua profunda preocupação e indignação perante o encerramento do Jornal de Letras, do grupo Trust in News, publicação de referência, que, ao longo de décadas, foi espaço de liberdade intelectual, de divulgação cultural e de debate de ideias”, diz a estrutura sindical.
“O desaparecimento deste jornal representa uma perda inestimável indesmentível para a cultura portuguesa, para a reflexão crítica e para a educação. O Jornal de Letras foi, durante anos, praticamente o único periódico a garantir, de forma regular e consistente, conteúdos culturais de elevada qualidade, desempenhando um papel insubstituível no acesso à informação, no estímulo à leitura e no incentivo ao pensamento crítico”, acrescenta a organização sindical nacional constituída por sindicatos representativos dos docentes de todos os setores e níveis de ensino público e privado em Portugal e dos investigadores.
“Muitas escolas utilizavam o Jornal de Letras como recurso pedagógico e instrumento de trabalho, quer para docentes, quer para alunos. O seu fecho priva, assim, a comunidade escolar, e a sociedade em geral, de um suporte fundamental que contribuiu de forma inestimável para a valorização da cultura e do conhecimento”, acrescenta a Fenprof.
Associa-se assim “à voz de muitos intelectuais, e cidadãos, que reclamam uma solução que permita reverter este desfecho”.
“É urgente mobilizar encontrar vontades que se reúnam em torno de um projeto que assegure a continuidade do Jornal de Letras, pois a cultura e a educação em Portugal não podem prescindir de um espaço de liberdade crítica e de divulgação cultural como este”, acrescenta a Fenprof que ao mesmo tempo, diz, “não pode deixar de estar solidária com os seus trabalhadores, que, apesar de se encontrarem com salários em atraso, não deixaram de fazer sair edições, na esperança de que esta situação se resolvesse”.
Ao fim de 45 anos de publicação ininterrupta, o “JL – Jornal de Letras, Artes e Ideias” chegou ao fim.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com