Fernando Alexandre: “O país não tem solução sem imigração”

O economista explicou que entre 2010 e 2018 a população portuguesa diminuiu 3%, com o envelhecimento a colocar vários desafios à economia portuguesa.

Fernando Alexandre

O economista e professor universitário Fernando Alexandre alertou esta segunda-feira para os desafios demográficos que Portugal enfrenta e defendeu que a resposta passa pela imigração.

Numa conferência sobre produtividade, organizada pela SEDES – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Social, em Lisboa, o antigo Secretário de Estado Adjunto da ministra da Administração Interna do governo de Pedro Passos Coelho disse que “quando falamos de produtividade falamos de talento. É importante ter pessoas e Portugal tem cada vez menos pessoas”.

O economista destacou que desde 2010 Portugal perdeu população todos os anos e que entre 2010 e 2018 a população portuguesa diminuiu 3%, o que se traduz menos 20 mil pessoas a consumir.

“Tem efeito na procura e na oferta. A população está a diminuir e a sua composição está a alterar-se”, frisou, realçando que a população portuguesa está em envelhecimento acelerado e representa uma das dinâmicas mais negativas da OCDE.

“O país não tem solução sem imigração, porque já não há inversão de saldo natural que permita inverter esta tendência”, concluiu.

Relacionadas
Fernando Alexandre

Fernando Alexandre: “Não há nada que represente mais a debilidade das instituições portuguesas do que o valor da dívida”

O economista defendeu que o elevado endividamento de uma economia reflete problemas de gestão e governação pública e privada, “o insuficiente conhecimento” de vantagens competitivas ou “da incapacidade de antecipar” riscos e falta de visão a longo prazo.
Fernando Alexandre

Fernando Alexandre: “Por hora, um belga gera o dobro do valor que um português em Portugal”

Numa conferência sobre produtividade, organizada pela SEDES – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Social, o economista explicou que “um português produz por hora de trabalho 65% do que produz um europeu médio”.
Recomendadas

Ouro atinge máximos desde 2013 devido à propagação do coronavírus

A cotação da onça de ouro registou hoje novos máximos desde 10 de abril de 2013 ao atingir 1.585,73 dólares.

Ifo: Indicador que mede o clima empresarial degrada-se na Alemanha

Sentimento empresarial alemão agrava inesperadamente em janeiro. O índice que mede o clima dos negócios da Ifo caiu de 96,3 pontos em dezembro para 95,9 pontos em janeiro. A bolsa alemã está a refletir-se dos maus dados macroeconómicos e o Dax cai mais de 2%.

PJ faz buscas em clínicas privadas por suspeitas de fraude ao SNS

Foram constituídos dez arguidos e foi detido, em flagrante delito, um profissional de saúde do sexo masculino com 65 anos. PJ realizou nove buscas domiciliárias e duas a clinicas privadas. Na mira da justiça está a missão de atestados médicos falsos e prescrição de receituário comparticipado a 100% pelo SNS, para aquisição de hormonas de crescimento.
Comentários