[weglot_switcher]

Fernando Alexandre: “O país não tem solução sem imigração”

O economista explicou que entre 2010 e 2018 a população portuguesa diminuiu 3%, com o envelhecimento a colocar vários desafios à economia portuguesa.
  • Fernando Alexandre
    DR
13 Janeiro 2020, 19h57

O economista e professor universitário Fernando Alexandre alertou esta segunda-feira para os desafios demográficos que Portugal enfrenta e defendeu que a resposta passa pela imigração.

Numa conferência sobre produtividade, organizada pela SEDES – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Social, em Lisboa, o antigo Secretário de Estado Adjunto da ministra da Administração Interna do governo de Pedro Passos Coelho disse que “quando falamos de produtividade falamos de talento. É importante ter pessoas e Portugal tem cada vez menos pessoas”.

O economista destacou que desde 2010 Portugal perdeu população todos os anos e que entre 2010 e 2018 a população portuguesa diminuiu 3%, o que se traduz menos 20 mil pessoas a consumir.

“Tem efeito na procura e na oferta. A população está a diminuir e a sua composição está a alterar-se”, frisou, realçando que a população portuguesa está em envelhecimento acelerado e representa uma das dinâmicas mais negativas da OCDE.

“O país não tem solução sem imigração, porque já não há inversão de saldo natural que permita inverter esta tendência”, concluiu.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.