[weglot_switcher]

Fernando Nogueira pede escusa da presidência da Lusitânia perante iminência de chumbo pela ASF

Fernando Nogueira não consta dos nomes aprovados para o próximo mandato pelo regulador dos seguros. A Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões avaliou os órgãos sociais da Lusitânia Seguros, Lusitânia Vida, N Seguros e Montepio Seguros SGPS.
  • Cristina Bernardo
12 Novembro 2019, 20h49

Fernando Dias Nogueira, até hoje presidente da seguradora Lusitânia, detida pela Associação Mutualista Montepio Geral (AMMG), não consta dos nomes aprovados para o próximo mandato pelo regulador dos seguros, divulgou esta terça-feira a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF), numa nota relativa a Autorizações e Registos concedidos numa reunião que se realizou na sexta-feira.

Assim, fica confirmado que o atual presidente da Lusitânia não consta dos órgãos sociais para o mandato de 2019/2021.

Segundo fonte ligada ao processo, Fernando Nogueira, ex-presidente do supervisor dos seguros e presidente executivo da Lusitânia, pediu escusa dos seus cargos [presidia a quatro seguradoras do grupo Montepio] perante o iminência de que a ASF não iria proceder ao seu registo na sequência da condenação pela Autoridade da Concorrência no cartel dos seguros. Em causa está a multa ao cartel dos seguros, no valor de 54 milhões de euros, aplicada pela Autoridade da Concorrência (AdC).

Logo após a decisão da Concorrência sobre o cartel dos seguros, as companhias de seguros pediram e reavaliação da idoneidade, e, por isso, o supervisor dos seguros encontrava-se em processo de avaliação de idoneidade dos membros propostos para os órgãos sociais da Lusitânia Seguros, Lusitânia Vida, N Seguros e Montepio Seguros SGPS.

A ASF publicou a lista de órgãos sociais para o novo mandato e atribui a Manuela Rodrigues a presidência do conselho de administração da seguradora, acumulando o cargo com o de CEO, avança o jornal online “Eco”.

A Associação Mutualista Montepio Geral também aguarda a decisão da ASF quanto ao registo dos administradores, após a saída anunciada de Tomás Correia. Os nomes dos atuais administradores da Mutualista deverão ser confirmados, sabe o Jornal Económico. A decisão da ASF está para breve e deverá confirmar também Virgílio Lima para suceder a Tomás Correia até ao fim do mandato (2021).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.