[weglot_switcher]

Ferro Rodrigues discute com bancada do PSD e Rui Rio abandona o hemiciclo

Deputado social-democrata Ricardo Baptista Leite iniciou intervenção com reparo ao risco para a saúde pública que é manter os trabalhos parlamentares, o que levou o presidente da Assembleia da República a dizer que os deputados têm que dar o exemplo “pelo trabalho” e a contestar o elevado número de presenças na bancada do PSD. Rui Rio concordou com este reparo e saiu, “para dar o exemplo”.
  • Miguel A. Lopes/Lusa
24 Março 2020, 16h30

O Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, protagonizou um incidente durante o debate quinzenal com o primeiro-ministro, insurgindo-se contra um reparo do deputado social-democrata Ricardo Baptista Leite, que começara a intervenção a dizer que os trabalhos parlamentares deveriam estar reduzidos a uma comissão permanente para evitar “colocar em risco a saúde da segunda e terceira figuras do Estado [o próprio Ferro Rodrigues e António Costa]”.

Ferro Rodrigues esperou que o primeiro-ministro terminasse de responder às perguntas de Baptista Leite e, antes de passar a palavra ao deputado comunista Jerónimo de Sousa, recordou que a manutenção dos plenários com um número reduzido de deputados, supostamente 46, foi “decidida em conferência de líderes por uma ampla maioria”.

“Temos que dar o exemplo pela prevenção, mas também pelo trabalho”, disse Ferro Rodrigues, bastante exaltado, referindo os “milhões de trabalhadores que se estão a sacrificar” para assegurar serviços de saúde, distribuição alimentar ou segurança.

Ricardo Baptista Leite reagiu, reiteirando que “neste caso o senhor presidente e a maioria estão errados”, o que levou Ferro Rodrigues a apontar o dedo à falta de respeito pelas regras de segurança demonstrada pela bancada social-democrata: “Uma das coisas que resolvemos ontem foi que os grupos parlamentares deviam ter um quinto dos deputados na sala. Sabe quantos deputados é que o PSD devia ter neste momento na sala? Dezoito. Sabe quantos tem? Trinta e seis. Lamento, mas isso não é responsabilidade do presidente e sim da vossa bancada.”

Posto isto, foi a vez de Rui Rio, presidente e líder parlamentar do PSD, tomar a palavra, dizendo que concordava com Baptista Leite, mas também com o reparo de Ferro Rodrigues. E, voltando-se para os deputados do seu partido sentados mais atrás, disse que ele seria “o primeiro a sair para dar o exemplo àqueles que aqui estão e não deveriam estar”, abandonando o hemiciclo de seguida.

Na segunda-feira, Rui Rio escrevera na sua conta de Twitter que o PSD iria insistir em conferência de líderes para que “juntar 230 pessoas encostadas umas às outras não faz sentido” – apesar de ter ficado combinado que o plenário decorreria com apenas um quinto dos eleitos -, devendo a Assembleia da República funcionar no regime de comissão permanente previsto na Constituição da República Portuguesa.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.