[weglot_switcher]

OE2024. Fesap procura aumentos salariais para “todos os trabalhadores”

O líder da Federação de Sindicatos da Administração Pública mostra abertura para continuar a negociar com o Governo e alerta para o uso das ajudas de custo no sector privado.
6 Outubro 2023, 13h50

O Governo reuniu com os sindicatos dos trabalhadores do sector público para discutir alterações salariais para o sector no Orçamento do Estado para o próximo ano. Na sequência do encontro, multiplicaram-se as reações dos sindicalistas, com o líder da Federação de Sindicatos da Administração Pública (Fesap) a alertar para a necessidade de aumentos mais pronunciados para “todos os trabalhadores”.

OE2024: Fesap quer salário base de 850 euros na função pública e aumento mínimo de 80 euros

“Até ao dia 29, cá estaremos na expetativa de melhorar [salários]”, referiu José Abraão, em declarações aos jornalistas. O responsável pelo organismo sindical alertou ainda para a ideia de que determinadas empresas privadas fazem uso do pagamento de ajudas de custo para as remunerações dos seus trabalhadores.

“Muitas das áreas do sector privada servem-se das ajudas de custo para pagar aos seus trabalhadores”, sendo que os valores deveriam ser agora atualizados, na opinião do responsável.

“Queremos aumentos salariais para todos os trabalhadores”, sublinhou ainda, pedindo para isso uma maior abertura do executivo.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.