[weglot_switcher]

Festa do Avante: PSD aponta que riscos de saúde “não podem ser ignorados por razões partidárias”

“Os riscos de saúde para as populações não podem ser ignorados por razões partidárias”, disse o deputado Ricardo Baptista Leite.
  • Flickr/PSD
31 Agosto 2020, 15h13

O deputado do PSD Ricardo Baptista Leite reagiu pelo Twitter ao parecer técnico da DGS sobre a festa do Avante e apontou que os riscos de saúde “não podem ser ignorados por razões partidárias”, esta segunda-feira, 31 de agosto.

“A DGS divulgou finalmente o parecer sobre a Festa do Avante. O Partido Comunista diz que não acolhe todas as recomendações. E nada acontece? Os riscos de saúde para as populações não podem ser ignorados por razões partidárias”, escreveu Ricardo Baptista Leite.

No parecer divulgado esta segunda-feira, 31 de agosto,  Direção-Geral de Saúde (DGS) considera “um risco real de que, durante o evento, circulem pessoas infetadas, com ou sem sintomas”, mas também que “a partilha tendencialmente inevitável, assim como a participação de membros de várias gerações, o que implica a potencial exposição de pessoas que pertencem a grupos mais vulneráveis ao vírus SARS-CoV-2”.

A festa terá uma lotação máxima de 16.563 pessoas em simultâneo, o consumo de bebidas alcoólicas é permitido apenas até às 20 horas, exceto durante as refeições. A DGS também definiu ser preciso manter um distanciamento físico de, pelo menos, dois metros e recomendou o uso de máscaras em todo o recinto para todas as pessoas com mais de 10 anos.

Por sua vez, o PCP considerou o parecer da DGS mais exigente em “vários domínios” para a Festa do Avante do que em outras iniciativas.

“O parecer da DGS contém em vários domínios graus de exigência maiores relativamente à Festa do que tem estabelecido para outras iniciativas, particularmente na capacidade e lotação de recintos e espaços fixados, que contrastam seja com os espetáculos que se estão a realizar no país, seja com as feiras do livro atualmente a decorrer em Lisboa e no Porto”, sublinhou o partido comunista esta segunda-feira, num comunicado enviado às redações.

Na missiva, os comunistas asseguram ainda que as recomendações da DGS serão acolhidas e que o Plano de Contingência apresentado pelo PCP será divulgado ainda esta segunda-feira.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.