[weglot_switcher]

FEUP vai aumentar vagas para a primeira fase de acesso ao ensino superior

A medida surge como consequência do decreto-lei, aprovado em Conselho de Ministros no passado dia 26 de agosto, que prevê o aumento de vagas no Ensino Superior em resposta ao número histórico de candidatos a concurso.
1 Setembro 2021, 14h49

A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) anunciou que vai apostar num reforço extra de vagas para a primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior Público (CNAES) 2021/22, adicionando mais 75 vagas às 1.140 que tinha já disponibilizado a 6 de agosto, altura do arranque da primeira fase do CNAES.

A FEUP passa a disponibilizar um total de 1.215 vagas para o primeiro ciclo de estudos e dá continuidade aquilo que chama de “trajetória de crescimento que tem vindo a ser feita nos últimos cinco anos” (+36% de vagas disponibilizadas). A medida surge como consequência do decreto-lei, aprovado em Conselho de Ministros no passado dia 26 de agosto, que prevê o aumento de vagas no Ensino Superior em resposta ao número histórico de candidatos a concurso.

João Falcão e Cunha, diretor da FEUP afirma que “correspondendo ao grande aumento de candidatos ao Ensino Superior e às solicitações do Governo, a FEUP tem vindo a aumentar as vagas disponibilizadas para o Concurso Nacional de Acesso, em especial para os ciclos de estudo com elevado índice de excelência dos candidatos, ao nível da licenciatura e mestrado”.

“Este aumento de vagas está a ser feito com todo o cuidado para garantir que o acompanhamento pelos docentes e técnicos mantém um nível de elevada qualidade e que os espaços e laboratórios de ensino estão disponíveis em situação de plena segurança”, garante o responsável.

O impacto da medida, que terá como base as vagas adicionais provindas de lugares não preenchidos nos concursos especiais de acesso, torna-se significativo para a maior parte dos ciclos de estudos. É o caso da licenciatura em Engenharia Civil, que irá contar com mais 30 vagas para além das 121 já disponibilizadas na primeira fase do concurso nacional.

Já os ciclos de estudos classificados com um elevado “índice de excelência dos candidatos”, como é o caso de Engenharia e Gestão Industrial, Engenharia Mecânica e Bioengenharia, veem as suas vagas ser novamente reforçadas, após terem já obtido um complemento de 31 vagas em julho de 2021. Da lista de excelência faz também parte a Licenciatura em Engenharia Informática e Computação, uma parceria entre a FEUP e a Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP), tratando-se do curso da Universidade do Porto com o maior aumento de vagas no ano letivo 2021/2022 (160 para 260) entre todos a concurso.

“À semelhança de várias instituições congéneres nacionais de educação, investigação e inovação em Engenharia, a FEUP opera muito acima da capacidade para que foi projetada, o que deveria ser objeto de preocupação também por parte do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES). A FEUP enquadra atualmente quase 10 mil estudantes (dos quais 15% são estrangeiros oriundos de cerca de 50 países), investigadores, técnicos e docentes, no conjunto das suas atividades, mantendo uma forte colaboração com empresas, unidades de investigação e outras instituições, em todo o mundo, com cerca de 350 projetos de investigação e inovação ativos.”, conclui o diretor da instituição.

Em Portugal, 63.878 estudantes candidataram-se à primeira fase do CNAES 2021/22, um número que representa um aumento de 1.203 candidatos face ao período homólogo de 2020, sendo o “mais elevado desde 1996”, de acordo com um comunicado divulgado pelo MCTES.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.