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Fez compras na Internet, mas o resultado não correspondeu ao que pretendia? Conheça os seus direitos

Garanta que não introduz os seus dados de pagamento em computadores públicos ou em redes de internet públicas ou abertas, na medida em que os dados podem ser captados por terceiros. Em alternativa, opte pela utilização de redes móveis ou redes WiFi com o certificado de segurança WPA2 e garantir que o seu dispositivo possui as mais recentes atualizações de segurança.
21 Julho 2021, 16h30

Fez compras através da Internet, mas o resultado não correspondeu ao que pretendia? Não se esqueça que tem o site e-comprascomdireitos.pt para o informar sobre os seus direitos.

As compras on-line podem tornar-se uma complicação e nem sempre acabam como o desejado.

Estar bem informado é essencial para garantir uma boa compra e o cumprimento das obrigações a que os vendedores e as plataformas se encontram obrigados.

Os direitos dos consumidores nas compras à distância (e fora dos estabelecimentos comerciais) dependem de um contrato de consumo, entre um consumidor e um vendedor profissional, pelo que o comprador só está protegido por estas normas se ambas as condições se verificarem simultaneamente.

Os sites de anúncios, plataformas de marketplace e até as redes sociais, disponibilizam um fácil acesso tanto a vendedores profissionais como a vendedores particulares, sendo por vezes difícil distingui-los. Numa compra feita a um vendedor particular, a legislação de proteção do consumidor não se aplica.

O sistema de avaliações é uma ferramenta útil para ajudar a aferir a legitimidade e credibilidade, tanto do site como do vendedor em questão.

Deve garantir que, antes de efetuar o pagamento, deu os passos necessários para pagar seguramente:

Garanta que não introduz os seus dados de pagamento em computadores públicos ou em redes de internet públicas ou abertas, na medida em que os dados podem ser captados por terceiros. Em alternativa, opte pela utilização de redes móveis ou redes WiFi com o certificado de segurança WPA2 e garantir que o seu dispositivo possui as mais recentes atualizações de segurança.

De modo a assegurar os seus dados de pagamento, poderá optar por utilizar o método de envio com pagamento à cobrança ou por pagamento no multibanco, evitando assim a transmissão dos seus dados ao vendedor.

Se este método de pagamento não estiver disponível, poderá utilizar os sistemas de pagamento MBWay, MBNet ou PayPal, que permitem o pagamento através de cartões temporários ou de uma carteira virtual, evitando também a transmissão dos seus dados reais de pagamento ao vendedor. Se nenhuma destas opções estiver disponível, deve garantir a segurança e credibilidade do site antes de introduzir os dados do seu cartão de crédito ou de débito e não deverá realizar o seu pagamento fora do site ou plataforma na qual pretende realizar a compra.

Saiba quais ou seus direitos nas compras à distância, aqui!

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço electrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube!

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