[weglot_switcher]

Fez-se história: NASA consegue a maior aproximação de sempre ao Sol

A sonda ‘Parker Solar” ficou a 149,6 milhões de quilómetros do Sol e suportou temperaturas de 1.400 graus centígrados.
27 Dezembro 2024, 19h32

Uma nave espacial da NASA fez história ao conseguir a maior aproximação de sempre ao Sol, ficando a 6,1 milhões de quilómetros.

A responsável científica da NASA, Nicola Fox, disse à BBC, que 6,1 milhões de quilómetros, pode “não parecer tão próximo”. Contudo, tendo em conta que se está “a 93 milhões de milhas (149,6 milhões de quilómetros) de distância do Sol, se eu colocar o Sol e a Terra a um metro de distância, a sonda ‘Parker Solar’ está a quatro centímetros” do Sol.

O canal televisivo britânico BBC revela que o feito foi comunicado à estação espacial, através da sonda ‘Parker Solar’, por volta da meia-noite de quinta-feira. A NASA referiu que o equipamento deslocou-se a 692.000 km/h, tendo suportado temperaturas de 1.400 graus centígrados. Para se ter noção da dimensão da velocidade a que circulou este equipamento da NASA, uma velocidade de 670.000 km/h permite ir de Londres a Nova Iorque em 30 segundos.

A NASA referiu que este feito vai permitir um estudo “mais detalhado” do Sol, e ajudar os cientistas a “compreender melhor” como o material nessa área é aquecido a milhões de graus, rastrear a origem dos ventos solares, e descobrir como as partículas energéticas são aceleradas até perto da velocidade da luz”.

A ‘Parker Solar” foi lançada em direção ao Sol em 2018, tendo passado pelo Sol 21 vezes, e com cada tentativa foi ficando cada vez mais perto do Sol, explicou a BBC.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.