[weglot_switcher]

Financiamento das administrações públicas com um défice de 737 milhões de euros até janeiro

A maior fatia do financiamento até janeiro derivou principalmente da emissão de títulos, com uma contribuição de 3,2 mil milhões de euros.
21 Março 2019, 11h31

O défice de financiamento das administrações públicas aumentou sete vezes em janeiro, face a igual mês do ano passado, passando de 104 milhões de euros para de 737 milhões de euros, de acordo com os dados divulgados esta quinta-feira, dia 21 de março, pelo Banco de Portugal (BdP).

No período em análise, o financiamento através da emissão de títulos compensou a redução do financiamento através de empréstimos.

“As administrações públicas financiaram-se no exterior e junto de residentes (exceto bancos), em 1,5 mil milhões e 0,3 mil milhões de euros, respetivamente”, refere o BdP. O regulador bancário explica ainda que “em contrapartida, o financiamento das administrações públicas junto de bancos residentes foi de -2,5 mil milhões de euros”.

Já o financiamento através de empréstimos líquidos de depósitos foi de -3,9 mil milhões de euros, “valor que compensou o financiamento através de títulos de 3,2 mil milhões de euros”.

No ano passado, o financiamento das administrações públicas tinha caído para 3,3 mil milhões de euros, face aos 4,9 mil milhões de euros registados em 2017. A queda foi assim de 1,6 mil milhões de euros, com as administrações públicas a financiaram-se junto dos bancos e de outros residentes, em 6,9 mil milhões e 1,2 mil milhões de euros.

Fonte: Banco de Portugal

(Atualizada às 11h53)

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.