O financiamento para a mobilidade sustentável cresceu 42% a nível mundial, para 21 mil milhões de dólares. De acordo com um relatório da Oliver Wyman, que identifica os principais investimentos em startups do sector da mobilidade global, esta evolução deve-se sobretudo aos investimentos em soluções de baterias e carregamentos.
“O segmento de mobilidade sustentável tem sido o mais proeminente a nível mundial em termos de financiamento e o único que tem crescido desde 2022. Este setor registou um aumento de 42%, atingindo 21 mil milhões de dólares, impulsionado principalmente por investimentos em soluções e baterias, sistemas de carregamento, células de combustível e outras tecnologias para veículos mais limpos”, refere o relatório.
O mesmo estudo indica que, em 2023, as startups de fabrico de baterias foram a principal fonte de inovação, com mais de oito mil milhões de dólares de financiamento a nível mundial. “Esta área tornou-se o foco principal de mudança, mas não se prevê que tenha um impacto significativo no mercado dos veículos elétricos até 2030”, conclui.
A China tem liderado no investimento em tecnologias de baterias, mas acabou por ser ultrapassada pelos EUA. As startups norte-americanas angariaram 9,8 mil milhões de dólares em financiamento entre 2021 e 2023, em comparação com 5,3 mil milhões de dólares das startups chinesas.
A Inteligência Artificial, que também está a ser aplicada na mobilidade, está igualmente a ganhar peso no financiamento, com o montante a atingir os 1,2 mil milhões de dólares, em comparação com 500 milhões de dólares em 2022. A Oliver Wyman refere que os “EUA e a China concentraram a maior parte deste investimento, devido à falta de intervenientes viáveis na Europa. No entanto, o relatório conclui que existe um maior potencial em aplicações não orientadas para o consumidor, como a condução autónoma e a otimização dos processos e produção”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com