[weglot_switcher]

Finantia e EY já entregaram valor de avaliação da TAP

O Banco Finantia apresentou o seu relatório na semana passada, avança a Bloomberg que cita duas pessoas familiarizadas com o processo, assim como a empresa de contabilidade Ernst & Young.
1 Julho 2025, 10h11

Portugal está a aproximar-se de relançar a venda da companhia aérea estatal TAP SA, depois de uma tentativa anterior ter falhado em 2023, noticiou a Bloomberg.

O governo recebeu dois relatórios independentes sobre a avaliação estimada da TAP, um passo fundamental antes de poder avançar com a privatização da transportadora. O Banco Finantia apresentou o seu relatório na semana passada, avança a Bloomberg que cita duas pessoas familiarizadas com o processo, assim como a empresa de contabilidade Ernst & Young.

As maiores companhias aéreas de serviço completo da Europa — Air France-KLM, Deutsche Lufthansa AG e a IAG SA, proprietária da British Airways — tornaram público o seu interesse na TAP. O atractivo da transportadora portuguesa reside em ser a maior operador europeu de ligações aéreas para o Brasil.

O Jornal Económico avançou em primeira mão que o Banco Finantia e a EY iriam atualizar as avaliações que tinham feito em 2023 no tempo do Governo de  António Costa e que apontavam na altura para valores entre 800 milhões e 1,1 mil milhões de euros. Estas avaliações englobam o Grupo TAP, ou seja, a TAP – Transportes Aéreos Portugueses, a Portugália – PGA e a UCS – Cuidados Integrados de Saúde.

A última tentativa de Portugal para vender a TAP foi suspensa em 2023, após a demissão do então primeiro-ministro socialista, António Costa. As novas avaliações baseiam-se em factores como o desempenho financeiro recente da TAP e ajudarão a determinar o valor justo de mercado da companhia aérea, disseram as pessoas, que pediram para não ser identificadas, uma vez que a informação é privada.

O Ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, cuja coligação de centro-direita venceu as eleições antecipadas deste ano, afirmou no início de Junho que o governo anunciaria os termos da venda da TAP nas semanas seguintes.

O ministro disse à SIC que o seu governo estava a estudar várias opções para a TAP, mas não planeava vender uma participação maioritária.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.