Finerge compra duas centrais eólicas à Martifer e SPEE por 23 milhões

Empresa detida pelo fundo australiano First State reforçou a sua posição como segunda maior produtora eólica em Portugal.

A Finerge comprou duas centrais eólicas por 23 milhões de euros que eram detidas em 50% pela Martifer. As centrais contam com uma potência instalada total de 18,9 megawatts (MW) e ficam localizadas em Vila Franca de Xira (12,6 MW) e em Baião (6,3 MW).

“Esta alienação insere-se na estratégia do grupo de rotação de ativos, cristalização de valor e redução da dívida”, pode-se ler no comunicado enviado à CMVM pela Martifer.

A Finerge é a segunda maior produtora de energia eólica em Portugal contando no seu portfólio de 43 centrais eólicas, com uma capacidade instalada de 908,1 megawatts.

“Esta aquisição está alinhada com a nossa estratégia de crescimento e é uma prova do nosso emprenho em continuar a investir em Portugal. Espelha também o nosso continuo contributo para apoiar os esforços do país no caminho para neutralidade carbónica”, disse em comunicado o presidente executivo da Finerge Pedro Norton.

Relacionadas

Renováveis: Concorrência notificada da compra da Generg pela francesa Total

A produtora de energias renováveis Generg foi comprada pela Total Eren por mais de 500 milhões de euros.

Total vence concurso para a compra da Generg. NovEnergia recebe já 95% do valor

O valor pago pela Total tem em conta as indemnizações que os Estados de Espanha e Itália foram condenados a pagar à NovEnergia. Segundo as nossas fontes, essas compensações são pagas aos acionistas do fundo (o que abate ao preço pago pelos franceses). O Fundo terá de ser extinto até ao fim de março, depois da venda dos seus ativos.

Produção eólica em Portugal volta a registar recordes

A Associação de Energias Renováveis assinala que a 1 de fevereiro foram produzidos 102,8 GWh de energia eólica, tendo correspondido a 90% do consumo nacional.
Recomendadas

Inteligência Artificial: o futuro das nossas vidas está na ética dos algoritmos

Numa altura em que a Comissão Europeia lança um guia ético sobre o tema, o Jornal Económico falou com alguns dos maiores especialistas mundiais para saber que mecanismos de controlo existem para que as máquinas estejam ao serviço da humanidade.

Tem carro a gasóleo? Espere por segunda-feira para abastecer

A partir da próxima semana, o gasóleo ficará mais barato, e a gasolina segue o percurso inverso, aumentando o preço. Veja aqui onde estão os postos mais baratos.

Amazon: ações podem chegar aos três mil dólares nos próximos dois anos, estima Bloomberg

A avaliação de três mil dólares por título implica uma capitalização bolsista de 1,47 mil milhões de dólares (1,31 mil milhões de euros).
Comentários