A fintech finlandesa FinanceKey anunciou uma nova ronda de financiamento seed de três milhões de euros para escalar a sua base de clientes, expandir-se para novos mercados e acelerar a transição para sistemas de tesouraria empresariais totalmente automatizados.
“O novo financiamento servirá para impulsionar o desenvolvimento do produto, reforçar a equipa e expandir-se pela Europa, ao mesmo tempo que acelera a missão da FinanceKey de transformar a infraestrutura global de tesouraria”, garante a FinanceKey.
A ronda foi liderada pela Maki.vc, uma empresa de capital de risco sediada em Helsínquia, com a participação do investidor existente First Fellow Partners.
A FinanceKey é uma plataforma de gestão de caixa em tempo real que consolida dados financeiros e ajuda as empresas a obter visibilidade, automatizar pagamentos e simplificar operações de tesouraria e foi fundada por antigos líderes de tesouraria da Nokia — Veikko Koski, Macer Skeels, Tiago Batista e Rony Meyer — “que experienciaram em primeira mão as limitações dos sistemas tradicionais e decidiram criar uma solução ajustada à velocidade e escala das equipas financeiras modernas”.
A fintech salienta que “muitas grandes empresas continuam a enfrentar dificuldades com ferramentas obsoletas, sistemas fragmentados e fluxos de trabalho excessivamente dependentes de folhas de cálculo. De facto, profissionais de tesouraria e finanças em grandes corporações passam a maior parte do tempo em tarefas de baixo valor, como reconciliações, execução de pagamentos e integrações bancárias. Sem uma visão clara e em tempo real da liquidez entre contas e entidades, as equipas de finanças têm dificuldades em controlar os fluxos de caixa, fazer previsões precisas ou responder com confiança às mudanças do mercado”.
A FinanceKey é uma plataforma integrada que conecta sistemas bancários, ERP (Planeamento de recursos empresariais) e tesouraria, normaliza os dados financeiros e automatiza completamente os processos de pagamento.
“A solução oferece visibilidade em tempo real, automatização e controlo, tudo numa plataforma unificada. Otimiza operações globais de tesouraria, reduz o trabalho manual e permite que as equipas de finanças atuem com precisão e agilidade. Desenhada para ser flexível, a plataforma pode ser utilizada como um painel autónomo ou integrada de forma transparente nos sistemas existentes, sem necessidade de desenvolvimento personalizado”, refere em comunicado a FinanceKey que acrescenta que está a capitalizar uma grande mudança, pois as equipas financeiras deixaram de ser apenas operacionais para se tornarem verdadeiros centros estratégicos.
Com mais de 1,5 mil milhões de euros em pagamentos automatizados até à data e um crescimento constante mês após mês, a FinanceKey já é utilizada por clientes multinacionais como Nors, Bravedo e Obton, que reportaram poupanças de até um milhão de euros por ano em processos automatizados de pagamento no primeiro ano.
O mercado global de software de gestão de tesouraria deverá ultrapassar os 10 mil milhões de euros até 2030, com operações financeiras alargadas e plataformas de finanças embutidas a impulsionarem a oportunidade total para mais de 100 mil milhões.
“Vimos de perto como sistemas desconectados e fluxos de trabalho manuais e repetitivos atrasam as equipas financeiras; elas merecem melhores ferramentas — que unifiquem dados fragmentados, automatizem processos e libertem tempo para decisões estratégicas. Este financiamento permite-nos escalar uma plataforma que já está a gerar resultados para clientes empresariais de topo”, afirmou Veikko Koski, CEO da FinanceKey.
“As equipas de tesouraria recorrem à FinanceKey porque não estamos apenas a remendar problemas antigos — estamos a reescrever as regras,” acrescenta Macer Skeels, CTO e cofundador da FinanceKey. “Estamos a reinventar o funcionamento da tesouraria, com uma plataforma que permite às equipas agir com rapidez, adaptar-se livremente e evoluir sem limites.”
“Com a FinanceKey, finalmente temos visibilidade em tempo real das nossas contas globais e uma solução adaptada à complexidade de cada região. Em poucos meses, substituímos um processo manual fragmentado em Excel, que envolvia 20 pessoas, por um sistema automatizado e eficiente. As poupanças alcançadas com a gestão de tesouraria do grupo superaram largamente as nossas expectativas. A FinanceKey não é apenas um fornecedor, é um parceiro que nos ajuda a moldar o futuro da tesouraria”, afirmou Tiago Prista, Diretor Financeiro do Grupo Nors.
“A FinanceKey está a construir o tipo de infraestrutura que todas as equipas de tesouraria gostariam de ter: limpa, fiável e fácil de integrar,” acrescentou Kim Groop, sócio da First Fellow Partners. “Não estão apenas a criar visibilidade; estão a simplificar toda a espinha dorsal da tesouraria.”
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com