Fazer uma condução mais económica reduz também as emissões de gases poluentes e visa menos desgaste mecânico, bem como o impacto ambiental é bem menor.
Ao mudar os hábitos pode poupar até um litro aos cem quilómetros de combustível. Basta ter em atenção a sua forma de conduzir e na escolha dos trajetos para chegar ao seu destino.
O recurso a automóveis mais amigos do ambiente é ainda uma forma de economizar.
Faça uma condução pacífica: vá até as duas mil rotações por minuto e utilize sempre que possível as velocidades mais altas, sem “abusar” do acelerador ou das travagens bruscas.
A condução agressiva provoca mais desgaste em pneus, na embraiagem, nos amortecedores e inclusive no próprio motor.
Os arranques com demasiado acelerador potenciam o aumento do consumo. Opte por utilizar um calçado adequado com sola rasa para ter mais sensibilidade sobre o pedal.
Tente manter a distância de segurança do carro em sua frente, para que não seja necessário fazer travagens bruscas. Nestas ocasiões, deve manter a velocidade do motor mais baixo possível e usar as mudanças mais altas que mantenham a baixa rotação.
E quando liga o carro, tem o hábito de deixá-lo em ponto morto e dar umas picadas de acelerador para aquecer o motor? Já não está a fazer uma condução económica ou ecológica. Assim que ligar a ignição, procure colocar em primeira para o arranque.
Alguns condutores deixam o automóvel em ponto morto nas descidas pensando que estão a poupar, o que é um erro. Com a caixa desengatada, o motor continua a consumir. Assim a opção mais correta, é engrenar o carro na velocidade mais adequada para a estrada em questão, retirar o pé do acelerador e ir travando com o motor, pois ao deixar de acelerar a alimentação é cortada e assim poupa no combustível.
A pressão dos pneus desadequada ou com ar insuficiente pode aumentar o consumo até 8%.
Procure conduzir sempre com a bagageira vazia, pois por cada 100 quilos está a consumir mais 5%. Caso tenha que fazer uma viagem com grandes cargas, tente equilibrar o peso na bagageira.
Se vai conduzir a mais de 80Km/H, tente evitar abrir as janelas, pois essa ação também aumenta o consumo até 5%. Mas se for a comparar abrir as janelas em vez da utilização do ar condicionado é preferível a primeira opção, pois a segunda gasta mais 1%.
Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço electrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube!
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com