[weglot_switcher]

Fitch baixa o rating do Banco Montepio

A razão para a descida de rating prende-se com a transposição da diretiva do Parlamento Europeu e do Conselho Europeu (Recovery and Resolution Directive) no que respeita à posição dos instrumentos de dívida não garantidos na hierarquia da insolvência, consagrando a concessão de um privilégio creditório à generalidade dos depósitos bancários em caso de resolução ou liquidação.
26 Fevereiro 2019, 16h34

A Fitch baixou o rating da dívida sénior “unsecured” de longo prazo da Caixa Económica Montepio Geral de B+ para B-.

A classificação de Recuperação passou de para ‘RR6’ para ‘RR4’. Em compensação, os ratings foram removidos da perspetiva Rating Watch Negative (RWN).

A razão para a descida de rating prende-se com a transposição da diretiva do Parlamento Europeu e do Conselho Europeu (Recovery and Resolution Directive) no que respeita à posição dos instrumentos de dívida não garantidos na hierarquia da insolvência, consagrando a concessão de um privilégio creditório à generalidade dos depósitos bancários em caso de resolução. Assim,  os depósitos corporativos (de empresas) e de institucionais (fundos) em Portugal serão preferidos face aos obrigacionistas não garantidos em caso de resolução ou liquidação, equiparando-os a depósitos de retalho e PMEs.

A Assembleia Portuguesa aprovou o projecto de lei em 18 de janeiro de 2019 e foi publicado um decreto (279 / XIII) em Fevereiro de 2019, sem alteração significativa face à proposta inicial. O Presidente da República promulgará a lei nas próximas semanas.

A redução dos ratings de longo prazo do programa de dívida sénior sem garantia do Banco Montepio de  ‘B +’ para ‘B-‘, deixa este rating dois graus abaixo do Rating do banco enquanto Emissor de Longo Prazo (IDR) (B +) e reflete a visão da Fitch de que as perspectivas de recuperação para os credores seniores sem garantia do banco na resolução ou a liquidação se tornarão deficientes com a adoção da lei que dá preferência total ao depositante.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.