A agência de notação financeira Fitch Ratings (Fitch) subiu o rating dos depósitos (Long-Term Deposits) do Banco Montepio para o nível de investimento (investment grade) de BBB- e o da Dívida sénior não garantida (Senior preferred) para BB+, acompanhando desta forma as notações já atribuídas pela Moody’s e DBRS neste trimestre.
O banco liderado por Pedro Leitão salienta que esta é a quarta subida consecutiva do rating da Fitch nos últimos vinte e quatro meses, num total de seis níveis.
Em alta, foram também revistos outros ratings de longo prazo, como o rating intrínseco do emitente (VR, Viability Rating) de bb para bb+; o rating de longo prazo (LT IDR, Long Term Issuer Default Rating) de BB para BB+; a classificação da dívida sénior não preferencial (Senior non-preferred) que subiu de BB- para BB.
Segundo a Fitch, a subida das notações de risco “reflete o sucesso das medidas de gestão implementadas pelo Banco Montepio e o reforço do modelo de negócio, que beneficiou de uma redução significativa do risco no balanço, nomeadamente através da diminuição expressiva dos ativos não produtivos, a par da solidez dos indicadores de capital e de uma melhoria estrutural da rendibilidade do banco”.
A agência destaca ainda a melhoria do perfil de financiamento do Banco Montepio, demonstrada pelas emissões de dívida realizadas através de ofertas públicas no mercado no corrente ano, num contexto de maior confiança dos investidores devido à evolução positiva dos indicadores financeiros.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com