[weglot_switcher]

FJC Porto de Emprego: estudantes procuram ativamente emprego

A maior feira de emprego organizada por estudantes em Portugal celebra 25 anos e os resultados acumulados são a evidência de que a sua criação foi uma excelente ideia. Para continuar.
25 Fevereiro 2025, 07h00

O FJC Porto de Emprego celebra este ano os seus 25 anos de história, consolidando-se como a maior feira de emprego organizada por estudantes em Portugal. É organizada pela FEP Junior Consulting, uma júnior empresa sediada na Faculdade de Economia da Universidade do Porto, e pelo Serviço de Desenvolvimento e Carreira da mesma faculdade, refere António Mota Costa, Project Manager do FJC Porto Emprego 2025, em declarações ao JEDiário.

Nos próximos dias 25 e 26 de fevereiro, o projeto trará mais de 70 empresas e start-ups, tornando a Faculdade de Economia do Porto no maior palco de partilha entre o talento e as oportunidades. Uma vez mais, no primeiro dia da feira, dar-se-á o Speed Recruitment, um momento em que 20 empresas de renome e 20 estudantes, previamente selecionados, terão a oportunidade de reunir entre si, com a duração máxima de cinco minutos. “Oferecemos ainda a possibilidade aos estudantes de assistirem a apresentações das empresas que estarão presentes na feira, permitindo que conheçam de uma melhor forma quais os seus valores, visão e objetivos para o futuro. Por fim, temos ainda os Workshops, momentos em que os estudantes poderão aprofundar conhecimentos sobre os melhores comportamentos a adotar numa entrevista de emprego, sobre como desenvolver o melhor CV e ainda sobre Private Equity & Venture Capitals”, refere aquele responsável.

Estes momentos serão desenvolvidos por representantes de entidades externas à feira, como o Banco Central Europeu, Boston Consulting Group, Hult International Business School e Iberis Capital.

Para António Mota Costa, “atualmente, a feira reflete a diversidade do mercado. Além dos setores tradicionais, temos apostado nas empresas de tecnologia, consultoria, banca, indústria e start-ups. Este ano realizamos uma parceria com a Startup Portugal, o que nos permite ter um maior acesso à rede das start-ups em Portugal, integrando este nicho de mercado nas consideradas ‘feiras convencionais’”.

A FEP Junior Consulting (FJC) é a única júnior empresa sediada na Faculdade de Economia da Universidade do Porto, sendo gerida em exclusivo por estudantes. “Fundada em 1997, a FJC oferece serviços de consultoria aos seus clientes, aos preços mais competitivos do mercado. Estes fundos gerados pelo trabalho realizado são revertidos na capacitação dos seus membros que, desde o primeiro contacto com o mundo académico, desenvolvem as suas competências práticas e analíticas”.

António Mota Costa concluiu: “Na sua 25ª edição, o FJC Porto de Emprego renova a sua missão: aproximar o talento das oportunidades e promover, a todos os estudantes, os desafios profissionais do presente e futuro”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.