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FlixBus vai realizar rota Lisboa-Porto com autocarro 100% elétrico

“O autocarro da marca Yutong tem autonomia para cerca de 400 quilómetros, e irá realizar duas viagens por dia, uma em cada sentido, sete dias por semana. Com a operação programada, este autocarro 100% elétrico vai permitir a poupança de, no mínimo, 150 toneladas de CO2 por ano. É carregado no final de cada viagem, sendo que o carregamento demora, em média, 2h45min (dos 20% aos 100%), usando a potência máxima disponível”, refere a FlixBus.
Flixbus
11 Setembro 2024, 14h49

A Flixbus vai passar a realizar a ligação entre Lisboa e Porto com um autocarro 100% elétrico.

“O autocarro da marca Yutong tem autonomia para cerca de 400 quilómetros, e irá realizar duas viagens por dia, uma em cada sentido, sete dias por semana. Com a operação programada, este autocarro 100% elétrico vai permitir a poupança de, no mínimo, 150 toneladas de CO2 por ano. É carregado no final de cada viagem, sendo que o carregamento demora, em média, 2h45min (dos 20% aos 100%), usando a potência máxima disponível. O projeto, uma parceria com a AV Feirense, conta com o apoio da EDP, que fornece energia através de um ponto de carregamento nas instalações da EDP Labelec em Sacavém”, refere a empresa.

O diretor-geral da FlixBus em Portugal, Pablo Pastega, diz que se trata do primeiro autocarro de longa distância 100% elétrico a operar em Portugal, “depois de um projeto-piloto que desenvolvemos em 2022, entre o Porto e Bragança. Vai operar entre Lisboa e Porto, naquele que é um dos mais concorridos corredores rodoviários do país. Ainda que pequeno, é um passo histórico para a descarbonização do transporte de passageiros de longa distância em Portugal”.

Pablo Pastega acrescenta que “este projeto só é possível com o apoio do AV Feirense, e também da EDP, que nos disponibiliza um ponto de carregamento e eletricidade, apoio este que agradecemos desde o primeiro momento”.

Já o administrador da EDP Comercial com o pelouro da mobilidade, Carlos Moreira, considera que “inovar está no ADN da EDP, que tem sido pioneira na transição energética em Portugal, assim como no desenvolvimento da mobilidade elétrica. Assim, é com orgulho que somos parceiros da Flixbus e contribuímos para evitar emissões de carbono numa das rotas mais utilizadas diariamente no nosso país. É fundamental que haja cada vez mais parcerias entre empresas que querem contribuir para uma mobilidade sustentável em Portugal”.

A EDP tem mais de 3.300 pontos de carregamento contratados na rede pública em Portugal, com opções disponíveis em todos os distritos e em mais de metade dos concelhos do país, diz a empresa. A FlixBus refere que já foram realizadoss mais de dois milhões de sessões de carregamento nos pontos da EDP ligados à rede pública, acrescentando que estes carregamentos permitiram percorrer mais de 200 milhões de quilómetros, apenas com recurso à eletricidade, e evitar mais de 20 mil toneladas de dióxido de carbono (CO2), que seriam emitidas pelos veículos de combustão.

A FlixBus salienta que testou há dois anos um autocarro de longa distância 100% elétrico em Portugal, contudo foram realizadas menos viagens do que as que estavam programadas, por não existirem condições para o carregamento.

“É impossível, para um investimento desta dimensão, levarmos seis ou oito horas a fazer uma carga completa. É um fator que tem de ser considerado em futuros investimentos nas redes de carregamentos para veículos pesados”, disse Pablo Pastega.

A FlixBus está também associada à iniciativa SBTi (Science-Based Target initiative). Entre os objetivos está a redução, até 2032, das “emissões de âmbito 1 e 2 (ou seja, as diretamente geradas pela Flix) em cerca de 54%, e a intensidade das emissões de âmbito 3 (ou seja, as associadas à frota dos nossos parceiros de autocarros) em cerca de 41%. Uma vez que os objetivos de âmbito 3 são os que terão um maior impacto, é fundamental que se aumente a utilização de tecnologias e combustíveis alternativos para minimizar progressivamente a pegada de carbono da frota dos seus parceiros”.

A empresa diz ainda que, para atingir estas metas, é necessário aumentar “a utilização de tecnologias e combustíveis alternativos, a fim de reduzir progressivamente a pegada de carbono da frota dos seus parceiros”. Face a isto, a FlixBus tem vindo a testar, nos últimos anos “cinco tecnologias alternativas de combustível e de propulsão, com mais de 10 projetos-piloto na Europa e nos Estados Unidos da América, nomeadamente com autocarros elétricos a bateria, Bio-CNG e Bio-LNG, biodiesel e painéis solares. Planeamos também lançar em breve o primeiro projeto de pilha de combustível de hidrogénio da Europa, um projeto em parceria com a Freudenberg Fuel Cell e-power Systems e a ZF Friedrichshafen AG”.

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