[weglot_switcher]

Flotilha Global Sumud já vai em direção a Gaza

Nova tentativa de criar um corredor humanitário leva a bordo vários políticos e gente ligada às artes, entre eles a deputada portuguesa Mariana Mortágua, líder do Bloco de Esquerda.
João Relvas/lusa
31 Agosto 2025, 17h33

Vinte navios com mais de 300 tripulantes, entre os quais Greta Thunberg, o ator Liam Cunningham e Mariana Mortágua, zarparam no domingo do porto de Barcelona em direção a Gaza para estabelecer um corredor humanitário e denunciar o que descrevem como genocídio. A Global Sumud Flotilla tem o apoio de figuras proeminentes do ativismo internacional e do mundo do espetáculo.

Entre a tripulação daquela que é popularmente conhecida como a flotilha de Gaza está a ativista climática sueca Greta Thunberg, que afirmou que “pouco a pouco, todos os dias, as pessoas estão a acordar para este genocídio” e critica o silêncio do mundo face ao desrespeito do direito internacional por parte de Israel. O ator irlandês Liam Cunningham, conhecido pelo seu papel na série ‘Games of Thrones’, também participa, avança a agência Euronews.

A antiga presidente da Câmara de Barcelona, Ada Colau, presente na cerimónia de despedida, destacou, citada pela Euronews, o compromisso histórico da cidade com a causa palestiniana, recordando que Barcelona foi “a primeira cidade da Europa a romper relações institucionais com Israel”. O ator Eduard Fernández também manifestou o seu apoio, descrevendo cada barco como “um grito de dignidade” e denunciando que “a água se torna um túmulo quando os direitos são negados”. A Espanha foi um dos primeiros países a reconhecer o Estado da Palestina, em maio de 2024.

No sábado, em Génova, 40 mil pessoas participaram numa marcha com tochas desde a sede da Música pela Paz até ao Porto Velho, para acompanhar a flotilha com alimentos destinados a Gaza. A associação italiana conseguiu recolher mais de 300 toneladas de ajuda humanitária que serão transportadas para a Faixa de Gaza nos próximos dias.

A presidente da Câmara de Génova, Silvia Salis, participou na marcha, declarando-se “orgulhosa de ser presidente desta cidade, mas esta noite ainda mais”. O Movimento 5 Estrelas anunciou uma doação de um milhão de euros à Music for Peace, enquanto os representantes do Partido Democrático e da Alianza Verdes Izquierda manifestaram o seu apoio e apelaram ao governo de Giorgia Meloni para que garanta a proteção dos cidadãos italianos que se dirigem a Gaza.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.