O Fundo Monetário Internacional (FMI) admitiu, esta terça-feira, que já não espera que a economia do Reino Unido entre em recessão este ano, melhorando assim as previsões publicadas no mês passado.
O FMI disse que o Produto Interno Bruto britânico (PIB) deve crescer 0,4% em 2023. Em abril, tinha previsto uma contração de 0,3%. “A perspectiva de crescimento, embora tenha melhorado um pouco nos últimos meses, permanece moderada”, revelou o FMI.
“A atividade económica desacelerou significativamente em relação ao ano passado e a inflação continua alta após o severo choque nas relações de troca devido à guerra da Rússia na Ucrânia e, até certo ponto, à oferta de mão de de mão-de-obra prejudicada pela pandemia”, sublinhou o FMI.
A entidade liderada por Kristalina Georgieva disse que a melhoria da perspectiva reflete a resiliência inesperada, que foi, em parte, ajudada pelo crescimento salarial inesperado e a queda nos custos crescentes de energia.
Segundo as previsões do Banco de Inglaterra, no início deste mês, a inflação britânica deve cair para cerca de 5% até o final deste ano, depois de se ter fixado em mais de 10% em março, devendo retomar a meta de 2% em meados de 2025.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com