[weglot_switcher]

FMI alerta: risco geopolítico ameaça estabilidade financeira

Aumento dos conflitos e tensões é evidente desde 2022 e já gerou correções assinaláveis nas bolsas, o que arrisca um contágio à dívida e uma volatilidade financeira acrescida, avisa o Fundo.
19 Abril 2025, 10h00

O Fundo Monetário Internacional (FMI) alerta para os efeitos negativos que a guerra comercial em curso arrisca sobre os mercados internacionais, sobretudo no preço dos ativos, o que poderia levar a consequências mais alargadas e gravosas para a economia global.

Como tal, os gestores financeiros devem tentar incorporar os riscos geopolíticos na sua avaliação, preparando-se para absorver perdas caso as hostilidades aumentem.

Apesar de, historicamente, os eventos geopolíticos terem um impacto limitado nos preços das ações, grandes disrupções nesta vertente arriscam desencadear grandes correções nos mercados, avisa o Fundo, sendo que estes riscos têm crescido assinalavelmente desde 2022. Num caso extremo, estas correções podem ameaçar a estabilidade dos mercados internacionais e, por consequência, a estabilidade financeira global, alerta um relatório desta semana.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.