O Fundo Monetário Internacional (FMI) mostra-se preocupado com a persistência das baixas taxas de crescimento e exorta os países a promover as medidas necessárias para estimular a economia, avança hoje o ‘Expresso’, na sua edição online.
“Reforçamos o nosso compromisso com um crescimento forte, sustentável, inclusivo, criador de emprego e mais equilibrado” – mensagem do FMI, que reuniu hoje, em Washington, o seu comité financeiro e monetário, numa reunião marcada pela preocupação com o baixo crescimento económico global.
“Usaremos todos os instrumentos – reformas estruturais e política orçamental e monetária – tanto individualmente como coletivamente. Estamos a fortalecer políticas para aumentar a confiança e a resiliência, salvaguardar a estabilidade financeira e assegurar que todos os membros da sociedade têm a oportunidade de beneficiar da globalização e da mudança tecnológica”, refere o comunicado do FMI.
Na sua mensagem, os países mais atingidos nas suas balanças comerciais são encorajados a avançar com ajustamentos nas suas políticas. O FMI sublinha ainda ser importante “resistir a todas as formas de protecionismo”.
No comunicado são apontadas cinco prioridades: uma política orçamental amiga do crescimento, uma política monetária atenta à conjuntura, reformas estruturais, medidas que efetivamente resolvam os problemas do sector financeiro e uma cooperação global mais forte.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com