[weglot_switcher]

Ford coloca ponto final na ‘Fiesta’. Novo foco são viaturas elétricas

O modelo da Ford é descontinuado a partir de julho, ainda que sem data para o último carro rolar dos carris na fábrica. A marca terá como um dos seus focos as viaturas elétricas.
23 Junho 2023, 10h48

A Ford decidiu acabar com a ‘Fiesta’. A partir do próximo mês, o modelo Ford Fiesta vai deixar de ser produzido na única fábrica que ainda lhe dava gás, avança o “Cinco Das”.

Este modelo contribuiu, desde o início da sua produção em 1976, com 22 milhões de unidades vendidas no mundo para as contas da fabricante automóvel. O fim do Fiesta a combustível fóssil acontece num momento em que a marca se está a focar nos elétricos.

Atualmente, o Fiesta só continuava em produção na fábrica em Colónia, na Alemanha. O modelo começou a ser fabricado na fábrica de Almussafes, em Valência, onde foram fabricadas cinco milhões de unidades até 2012. Este foi, de facto, o primeiro veículo a sair da linha de montagem da fábrica espanhola, que agora está encarregue da produção do Ford Kuga.

A produção em Colónia marca também o fim da produção a diesel, com a fábrica alemã a focar-se unicamente nas viaturas eletrificadas.

A mesma publicação salienta outros marcos alcançados pelo Fiesta, como, por exemplo, o facto de ter sido, em 1983, o primeiro da sua gama a ter motor diesel e de em 1989 ter sido o primeiro carro a incluir, de série, o sistema de travagem ABS e o airbag.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.