[weglot_switcher]

Fortnite vai desaparecer da App Store caso a Epic Games não corrija atualização

Depois de remover o videojogo da App Store, a Apple notificou a Epic Games que, no dia 28 de agosto, removerá todos as suas aplicações/jogos loja online e “encerrará as contas da produtora” caso a mesma não corrija/remova a atualização que impede a tecnológica de cobrar comissões pelas compras feitas pelos utilizadores dentro do Fortnite.
18 Agosto 2020, 15h53

A Apple garante que eliminará a licença da Epic Games (produtora do Fortnite), o que pode implicar que os jogos sejam excluídos da App Store e parem de funcionar, mesmo que já estejam instalados. Na semana passada, a Epic Games conseguiu impedir a Apple e a Google de cobrar comissões pelas compras que os utilizadores fazem enquanto jogam Fortnite, o que motivou a gigante tecnológica a banir o jogo da sua loja, segundo o “El País”.

Normalmente, a Apple fica com 30% dos pagamentos que os utilizadores fazem enquanto usam as aplicações/jogos através da App Store. A Google faz exatamente o mesmo, com a Play Store. Se um jogador compra um novo equipamento ou arma durante os jogos, uma parte do que ele paga vai diretamente para a tecnológica, e não para o produtor do jogo. A Epic Games considera esta cobrança com uma prática abusiva e ilegal.

Depois de remover o videojogo da App Store, a Apple notificou a Epic Games que, no dia 28 de agosto, removerá todos as suas aplicações/jogos loja online e “encerrará as contas da produtora” caso a mesma não corrija/remova a atualização que impede a tecnológica de cobrar comissões pelas compras feitas pelos utilizadores dentro do Fortnite. A informação foi divulgada através da conta oficial da Apple no Twitter.

Caso se confirme a ameaça, nenhuma aplicação da Epic Games poderá ser descarregada da App Store, como aconteceu com outras produtoras que já perderam a sua licença. As aplicações/jogos que os utilizadores já tiverem instalado nos seus dispositivos ficarão à mercê do que a Apple decidir em cada caso, mas o mais provável é que simplesmente parem de funcionar, inclusive o Fortnite, o videojogo coqueluche da Epic Games que. em maio acumulou mais de 350 milhões de jogadores de todo o mundo, de acordo com o portal “Statista”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.