[weglot_switcher]

Fortuna de Jeff Bezos aumentou 11,37 mil milhões de euros num único dia

Desde o início deste ano, o fundador da empresa de comércio online arrecadou 74 mil milhões de dólares (64,65 mil milhões de euros), ao mesmo tempo que a economia norte-americana perdia milhões de empregos e entrava em recessão.
  • Jeff Bezos
21 Julho 2020, 10h52

Apesar da pandemia continuar a fazer vítimas nos negócios empresariais, o diretor-executivo da Amazon, Jeff Bezos, continua a somar sucessos e a ver os seus bolsos encherem-se com milhões de euros. Só esta segunda-feira, 20 de julho, o dono da Amazon viu a sua fortuna somar um recorde de 13 mil milhões de dólares (11,37 mil milhões de euros), afirma o “Business Insider”.

À data desta terça-feira, 21 de julho, e de acordo com o índice dos multimilionários da Bloomberg, a fortuna de Bezos vale 189,3 mil milhões de dólares (165,4 mil milhões de euros). Desde o início deste ano, o fundador da empresa de comércio online arrecadou 74 mil milhões de dólares (64,65 mil milhões de euros), ao mesmo tempo em que a economia norte-americana perdia milhões de empregos e entrava em recessão.

Segundo o “Business Insider”, este é o maior recorde diário de aumento de fortuna que o índice da Bloomberg já registou desde que foi criado, em 2012. Em menos de 30 anos da sua fundação, em 1995, a empresa tornou-se uma das mais valiosas e poderosas empresas no mundo, e Bezos está no caminho para se tornar o primeiro bilionário (trilionário em inglês) em 2026.

Uma análise do Instituto de Estudos Políticos e dos Americanos pela Justiça Fiscal apontou que mais de 600 multimilionários norte-americanos viram a sua fortuna crescer a uma média semanal de 42 mil milhões de dólares (36,7 mil milhões de euros), entre 18 de março e 16 de julho, num total que superou os 700 mil milhões de dólares (611,6 mil milhões de euros).

Entre outros players que têm lucrado com a pandemia da Covid-19 encontram-se nomes como Elon Musk, fundador e diretor-executivo da Tesla e SpaceX, Sergey Brin e Larry Page, fundadores da Google, Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, e Steve Ballmer, antigo diretor-executivo da Microsoft.

A plataforma de videoconferência Zoom também fez aumentar a fortuna de Eric Yuan, tendo entrado este ano na lista dos multimilionários. Também a família Walton, os maiores acionistas das lojas de retalho norte-americana Walmart, viu a sua fortuna aumentar. Amancio Ortega, o fundador da dona da Zara, apesar da derrapagem inicial devido ao encerramento das lojas, viu a sua fortuna crescer.

Por sua vez, entre os multimilionários que perderam dinheiro encontram-se nomes do top 10 dos homens mais ricos do mundo. Warren Buffett, o magnata da imobiliária Berkshire Hathaway, está entre os que mais dinheiro perdeu com a pandemia, somando perdas superiores a 90 mil milhões de dólares. O chairman da LVMH, Bernard Arnault, que no ano passado ultrapassou Bill Gates na segunda posição dos mais ricos do mundo, viu a sua fortuna pessoal diminuir, bem como o multimilionário Carlos Slim Helu, responsável pelas telecomunicações no México.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.