[weglot_switcher]

Fórum Oceano alerta para “revolução energética” do hidrogénio na China

A Associação portuguesa da Economia do Mar diz que dentro de duas semanas a China lançará, nos confins da Mongólia Interior, o maior projeto de produção de hidrogénio verde, fazendo disparar o mercado mundial de hidrogénio.
19 Setembro 2021, 15h00

O Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar está atento à “revolução energética” do hidrogénio na China, que começará no próximo mês de outubro, na maior cidade-fantasma chinesa, localizada na Mongólia Interior. Entre desertos de areia e a planície da margem sul do rio Amarelo, será na cidade de Ordos – que apenas foi criada a 26 de fevereiro de 2001, projetada para instalar, sem sucesso, mais de 1,3 milhões de habitantes na zona árida de Ikh Juu –, que ocorrerá o big bang na produção chinesa de hidrogénio.

Além de Ordos, também a pequena cidade vizinha de Baotou assistirá a esta “alteração drástica no mix de energia do gigante asiático”, que, segundo as autoridades chinesas, contribuirá para reduzir, em poucos anos, as emissões de CO2 da China. Esta decisão é surpreendente face ao atual padrão de consumo de energia poluente existente na grande potência asiática (num registo diferente, há nove anos, também foi inesperada a imposição da transmissão da final do Miss Mundo 2012 a partir da mesma cidade-fantasma de Ordos).

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.