[weglot_switcher]

Fotografias de Stanley Kubrick em exposição em Cascais

Uma exposição de fotografias do realizador norte-americano, que retratam a vida de Nova Iorque, vai estar patente no Centro Cultural de Cascais a partir de 26 de fevereiro. “Through a Different Lens – Stanley Kubrick Photographs” revela a visão de um génio criativo em ascensão.
Stanley Kubrick for Look magazine. Prizefighter Walter Cartier. 1949. Museum of the City of New York. X2011.4.11122.102C. Used with permission of SKFA and MCNY.
22 Fevereiro 2022, 18h15

“Through a Different Lens – Stanley Kubrick Photographs”, uma iniciativa da Fundação D. Luís I e da Câmara Municipal de Cascais, no âmbito da programação do Bairro dos Museus, é uma exposição que revela ao público uma faceta menos conhecida de Stanley Kubrick.

Stanley Kubrick foi um cineasta, guionista, produtor e fotógrafo norte-americano. Frequentemente apontado como um dos cineastas mais influentes, Kubrick foi considerado o sexto maior  realizador de todos os tempos pelo British Film Institute e pela revista “Sight & Sound” em 2002.

Com curadoria de Sean Corcoran e Donald Albrecht, a partir dos arquivos do Museum of the City of New York, a exposição apresenta 130 fotografias, muitas delas nunca publicadas, e 41 revistas “Look”, uma publicação nova-iorquina para a qual Kubrick trabalhou, e onde construiu um portefólio fotográfico.

Nestas imagens, Kubrick explorou o glamour e a coragem das pessoas nas ruas, em discotecas e em eventos desportivos, captando a essência de uma cidade em transformação após a Segunda Guerra Mundial, e o sofrimento, a paixão e a intensidade da vida quotidiana, com um olhar sofisticado que contradizia a sua juventude e pouca experiência.

“‘Through a Different Lens – Stanley Kubrick Photographs’ revela a visão de um génio criativo em ascensão. Ao ver as fotografias, temos um vislumbre de em quem o jovem fotógrafo eventualmente se tornaria”, pode ler-se em comunicado dos organizadores.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.