Covid-19. França atinge 30 milhões de vacinados com pelo menos uma dose

A França atingiu este sábado 30 milhões de pessoas com, pelo menos, uma dose da vacina contra a covid-19, antecipando essa meta que estava prevista para terça-feira, anunciou hoje o primeiro-ministro Jean Castex.

“Objetivo alcançado. Obrigado a todos que se mobilizam pela vacinação. É graças a vós que ganharemos a batalha contra o vírus”, salientou o chefe do Governo francês na rede social Twitter.

A vacinação está direcionada, este fim de semana, para a região da Alsácia, anunciaram as autoridades regionais de saúde, após a deteção de um surto da variante Delta, associada à Índia e considerada mais contagiosa, numa escola de artes que foi encerrada, adianta a agência France-Presse.

Todos os distritos na França metropolitana têm agora menos de 100 casos por 100 mil habitantes e os novos contágios diários estão abaixo dos cinco mil, objetivo estabelecido pelo Governo em novembro passado e que só agora se verifica.

Este fim de semana, pela primeira vez desde o final de outubro, os restaurantes voltaram a estar autorizados a servir os seus clientes no interior e reabriram os ginásios e piscinas, passando o recolher obrigatório para as 23:00.

Os serviços de saúde pública franceses anunciaram na sexta-feira que 29.831.488 pessoas receberam, pelo menos, uma dose da vacina contra o vírus SARS-CoV-2 e que mais de 15,4 milhões estavam totalmente vacinados.

Apesar da situação mais favorável da epidemia, com o número diário de novas infeções a baixar para menos de 5.000 na última semana, um total de 2.163 doentes de covid-19 estavam em unidades de cuidados intensivos no final desta semana.

A pandemia de provocou, pelo menos, 3.787.127 mortos no mundo, resultantes de mais de 175,1 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Recomendadas

Portugal soma 15 milhões de testes realizados à Covid-19 desde o inicio da pandemia

O mês de julho correspondeu ao período em que foram realizados mais testes. De acordo com a nota do Ministério da Saúde divulgada esta quarta-feira, foram realizados, em média, cerca de 64 mil testes por dia até ao dia 26 de julho de 2021, o que corresponde ao valor mais elevado desde março de 2020.

Promotores de espetáculos apelam ao Governo: “verão já está perdido”

O apelo, com quatro medidas de caráter urgente, foi feito numa carta enviada a António Costa e divulgada aos jornalistas, nas vésperas de uma nova reunião do Conselho de Ministros e um dia depois de o Governo ter reunido com peritos, no Infarmed, em Lisboa, para analisar a situação epidemiológica da covid-19, em Portugal.

Falhas no ‘stock’ de vacinas não comprometem segunda dose, garante Lacerda Sales

“Pontualmente, aqui ou acolá, poderá haver [quebras]. Do ponto de vista geral estamos a fazer um mecanismo de aquisição de mais vacinas para que isso não aconteça, nomeadamente da Pfizer e da Janssen. Estamos a fazer um esforço para que se existirem essas falhas aqui ou acolá, pontualmente sejam colmatadas com esta aquisição de vacinas”, disse hoje o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales.
Comentários