O clima empresarial em França registou dados estáveis em janeiro, nos 98,4 pontos, o que corresponde a um deslize face à média a longo prazo (100 pontos), mas significa um aumento em comparação com o mês de dezembro (97,9 pontos).
Os dados do escritório de estatísticas de França (Insee) indicam que o comércio grossista registou um decréscimo e contribuiu para a tendência, ao passo que na construção civil, serviços e comércio a retalho foram observadas subidas. Ainda assim, o indicador bimestral referente ao comércio grossista recuou face a novembro, em resultado da diminuição do saldo de opinião das entregas que chegam do exterior.
No comércio a retalho houve melhorias significativas, em face de um maior equilíbrio nas opiniões sobre as intenções de efetuar encomendas e acerca das vendas anteriores. Na construção de edifícios o caminho foi idêntico, com uma recuperação das expetativas sobre a atividade do sector.
Quanto ao clima de negócios referente aos serviços, deram-se equilíbrios ao nível das opiniões sobre a atividade recente e a procura esperada. Em simultâneo, registou-se estabilidade no clima empresarial ligado à indústria transformadora.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com