[weglot_switcher]

França: inflação avançou 0,8% em abril face ao ano anterior

“A crescente queda nos preços da energia deve ser em parte cancelados pela recuperação ao nível dos preços na área da alimentação. Os preços dos serviços e dos produtos da área da manufatura seguem a mesma tendência do mês passado”, explica o instituto nacional de estatística francês sobre o avanço de 0,8%, na inflação francesa, verificada em abril.
30 Abril 2025, 09h00

O Índice de Preços no Consumidor (IPC), em França, subiu 0,8% no período de um ano, em abril, de acordo com os dados do Instituto de Estatística e de Estudos Económicos francês, divulgados esta quarta-feira.

“A crescente queda nos preços da energia deve ser em parte cancelada pela recuperação ao nível dos preços na área da alimentação. Os preços dos serviços e dos produtos da área da manufatura seguem a mesma tendência do mês passado”, explica o instituto nacional de estatística francês sobre o avanço de 0,8%, na inflação francesa, verificada em abril.

Numa base mensal o Índice de Preços no Consumidor aumentou 0,5%, em abril, quando no mês anterior se tinha verificado um avanço de 0,2%.

“Este novo aumento nos preços é explicado pelo aumento no preço dos serviços, em particular nos transportes e na alimentação. Os preços da energia caíram novamente em abril, enquanto que os preços dos produtos da área da manufatura e do tabaco devem permanecer virtualmente inalterados durante o mês”, refere o instituto de estatística nacional de França.

De acordo com os dados do mesmo instituto em abril a área da energia teve uma variação negativa de 7,9%, enquanto que o tabaco teve uma subida de 4,1%, e na alimentação a variação foi de 1,2%, embora na alimentação fresca a subida tenha sido de 4% enquanto que nos outros produtos o crescimento ficou nos 0,9%. Nos serviços a variação foi positiva em 2,3%.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.