O Índice de Preços no Consumidor (IPC), em França, subiu 0,8% no período de um ano, em abril, de acordo com os dados do Instituto de Estatística e de Estudos Económicos francês, divulgados esta quarta-feira.
“A crescente queda nos preços da energia deve ser em parte cancelada pela recuperação ao nível dos preços na área da alimentação. Os preços dos serviços e dos produtos da área da manufatura seguem a mesma tendência do mês passado”, explica o instituto nacional de estatística francês sobre o avanço de 0,8%, na inflação francesa, verificada em abril.
Numa base mensal o Índice de Preços no Consumidor aumentou 0,5%, em abril, quando no mês anterior se tinha verificado um avanço de 0,2%.
“Este novo aumento nos preços é explicado pelo aumento no preço dos serviços, em particular nos transportes e na alimentação. Os preços da energia caíram novamente em abril, enquanto que os preços dos produtos da área da manufatura e do tabaco devem permanecer virtualmente inalterados durante o mês”, refere o instituto de estatística nacional de França.
De acordo com os dados do mesmo instituto em abril a área da energia teve uma variação negativa de 7,9%, enquanto que o tabaco teve uma subida de 4,1%, e na alimentação a variação foi de 1,2%, embora na alimentação fresca a subida tenha sido de 4% enquanto que nos outros produtos o crescimento ficou nos 0,9%. Nos serviços a variação foi positiva em 2,3%.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com