Francisco Barbeira vai substituir Luís Pereira Coutinho como presidente executivo do Banco CTT, de acordo com informação avançada pela entidade financeira esta sexta-feira. Após o necessário processo de “Fit & Proper” junto do Banco de Portugal, essencial para este tipo de processos, o Banco CTT vai assim concluir o processo de sucessão na liderança, sendo que Luís Pereira Coutinho ocupava o cargo há três mandatos.
Adianta o Banco CTT que após a conclusão desse processo, Francisco Barbeira vai ser formalizado como novo CEO da entidade financeira em Assembleia Geral eletiva do Banco, que terá lugar “possivelmente” durante o primeiro semestre de 2025.
O mandato de Luís Pereira Coutinho termina no fim do ano mas vai manter-se em funções até que o acionista maioritário, os CTT – Correios de Portugal, formalizem a nomeação em Assembleia Geral eletiva.
“Francisco Barbeira junta-se ao Banco CTT, aportando uma longa experiência de responsabilidades de gestão ao mais alto nível na banca em Portugal, em particular na banca de retalho”, adianta o Banco CTT num curto comunicado.
Em fevereiro deste ano, Francisco Barbeira, que ocupava o cargo de administrador executivo no BPI, apresentou um pedido de renúncia, juntamente com Pedro Barreto, na sequência de desentendimentos entre ambos.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com