Frutos vermelhos, couve coração ou maçã de Alcobaça. Lidl e Portugal Fresh exportaram 15 mil toneladas em 2018

O Lidl Portugal e a Portugal Fresh apresentaram os resultados da sua campanha conjunta de exportação: durante 2018 exportaram 15 mil toneladas de frutas e legumes para o mercado europeu, o que representa um crescimento de 13% face ao ano anterior.

O Lidl Portugal e a Portugal Fresh apresentaram os resultados da sua campanha conjunta de exportação: durante 2018 exportaram 15 mil toneladas de frutas e legumes para o mercado europeu, o que representa um crescimento de 13% face ao ano anterior. Este valor representa um ritmo mais acelerado do que o registado pelo próprio setor, em virtude das difíceis condições climatéricas registadas no ano passado.

A exportação de pêra rocha continua a ser uma das performance mais positivas, tendo alcançado resultados históricos nesta campanha. Foram exportadas cerca de 10,8 mil toneladas deste fruto, conhecido na região de Sintra, mais 17% que na campanha anterior. Destas quase 11 mil toneladas, 7,8 mil toneladas seguiram exclusivamente para o mercado alemão, representando um aumento de 20% em relação à campanha do período homólogo, garantindo que todas as três mil lojas Lidl Alemanha são fornecidas com pêra rocha.

A cadeia de supermercados, em parceira com a Portugal Fresh, exportou também, durante o ano passado, 2,7 mil toneladas de frutos vermelhos e 1,3 toneladas de couve coração, o que gerou um crescimento de 13% e 44%, respetivamente. A maçã de Alcobaça, castanhas e melões.

Da parceria iniciada em 2014, as duas entidades já conseguiram exportar um total de 36 mil toneladas de pêra rocha para a Alemanha, Espanha, Reino Unido, Irlanda, Áustria, Luxemburgo e Polónia, embora a Alemanha tenha recebido 67% do fruto em exclusivo.

Bruno Pereira, responsável de compras do Lidl Portugal, garante que o objetivo da marca com a exportação é “ajudar a levar a marca Portugal e a qualidade associada aos produtos portugueses aos mercados europeus onde estamos presentes”. Desta forma, é possível facilitar “a criação de sinergias” ao mesmo tempo que procuram “estimular os fornecedores a um maior rigor e qualidade das suas produções”.

Por sua vez, Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh, referiu que a parceira tem sido bastante importante porque “permitiu um crescimento sustentável, e considerável, das exportações para o mercado alemão”, o que acaba por permitir abrir perspetivas para outros mercados onde o Lidl já marca presença. Gonçalo eleva o esforço que a parceria tem realizado com outras empresas lusas que “tiveram de cooperar para aumentar a escala da oferta a fim de satisfazer a procura e requisitos exigidos” e ao mesmo tempo tem sido um sucesso e contribui “para a promoção dos produtos portugueses, no mercado externo, de elevada qualidade”.

Ler mais
Relacionadas

Sabe interpretar datas de validade? Supermercados vão ajudar consumidores

Em mais de 1.200 associados da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição – nos quais contam-se as cadeias Aldi, Continente, DIA – Minipreço, El Corte Inglés, Intermarché, Ikea, Jumbo/Pão de Açúcar, Lidl, Novo Horizonte e Pingo Doce – haverá informação sobre como ler os prazos de validade.

Produtores de maçã de Alcobaça exigem mini Alqueva no Oeste

O setor já atinge 40 milhões de euros de volume de negócios por ano. Cerca de um quarto deste total destina-se aos mercados de exportação.

Lidl aumenta salário mínimo para 670 euros em Portugal

O Lidl Portugal anunciou, esta terça-feira, que decidiu aumentar “para 670 euros o valor do ordenado de entrada” no primeiro ano na empresa, acima do salário mínimo nacional, a partir do próximo ano fiscal, que arranca em março.

Lidl avança com medidas contra o excesso de plástico em Portugal

Cadeia germânica de distribuição vai descontinuar do seu sortido os artigos de plástico descartável, tais como copos e pratos descartáveis nas suas mais de 250 lojas em Portugal, já a partir de agosto.
Recomendadas

Descarbonização vai marcar 36ª edição da Ovibeja

Certame dedicado às atividades agrícolas e pecuárias arranca hoje na capital do Baixo Alentejo e será inaugurado pelo Presidente da República.

Heinz: CEO português gosta de fado, é amigo do juiz Carlos Alexandre e fã de João Félix

Assume-se como cidadão do mundo, mas não esquece Portugal: é fã de fado, do Benfica e gosta de Lisboa. O gestor cresceu com o juiz Carlos Alexandre a quem chamava Carlitos.

Heinz: A histórica marca de ketchup vai ter um presidente português

O gestor português Miguel Patrício vai migrar da indústria de cervejas para a companhia que produz o histórico ketchup Heinz. O novo diretor-executivo diz que a sua primeira preocupação são as “pessoas”.
Comentários