Função Pública. Já foram publicadas as listas provisórias dos candidatos a estágios com salário de mil euros (com áudio)

Das mais de 3.000 candidaturas, foram admitidos 2.558 candidatos que cumpriam os requisitos de admissão ao programa, anunciou o Governo. Os estágios vão ter a duração de nove meses com direito a uma remuneração mensal de quase mil euros brutos.

Já foram publicadas as listas provisórias dos candidatos ao Programa Extraordinário de Estágios na Administração Pública – “EstágiAP XXI” e a respetiva classificação. As listas podem ser conhecidas na Bolsa de Emprego Público (BEP).

Das mais de 3.000 candidaturas, foram admitidos 2.558 candidatos que cumpriam os requisitos de admissão ao programa, anunciou hoje o ministério da Administração Pública.

O Programa “EstágiAP XXI” destina-se a jovens licenciados até aos 30 anos que estejam desempregados ou à procura do primeiro emprego ou até aos 35 anos caso possuam deficiência ou incapacidade.

“Segue-se o período legalmente definido para a apresentação e análise de eventuais pronúncias dos candidatos, estando prevista para a segunda quinzena de setembro a publicação da lista de colocação final nas 500 vagas disponíveis”, informa a tutela de Alexandra Leitão.

Em relação às exclusões, a maioria registam-se porque os candidatos já tinham realizado outros “estágios financiados, porque não apresentaram certificado de habilitações válido ou porque não comprovaram deter uma licenciatura reconhecida em Portugal”.

“Os candidatos serão colocados nas diversas entidades promotoras, tendo-se procurado priorizar aquelas que pelas suas atribuições, competências e projetos, demonstrem particular interesse formativo para os estagiários, procurando garantir uma ampla cobertura geográfica do programa, bem como uma maior resposta em zonas eventualmente mais carenciadas de oferta formativa em contexto de trabalho”, segundo o comunicado.

“Os estágios terão a duração de nove meses, podendo ser celebrados contratos a tempo completo ou a tempo parcial. Cada estagiário receberá uma bolsa de estágio equivalente à remuneração de um técnico superior em início de carreira (998,5 euros ilíquidos) ou a proporção equivalente ao período de trabalho no caso dos contratos a tempo parcial”, de acordo com o Governo.

O executivo também informa que “os estagiários que integrarem este programa beneficiarão também de uma majoração na classificação atribuída em sede de lista de ordenação final em procedimento concursal de recrutamento que seja publicitado nos dois anos após o termo do estágio”.

Recomendadas

Costa criticado à esquerda e à direita por declarações sobre a Galp

Os vários partidos políticos deixaram críticas sobre o ataque de António Costa à Galp pelo encerramento da refinaria de Matosinhos. Se à esquerda foi criticado pelas declarações que consideram ser tardias, à direita apontaram que em maio teve declarações contraditórias.

Descida do IVA na restauração ajudaria a capitalizar empresas mas deve ser temporária, diz ex-Secretário dos Assuntos Fiscais

O antigo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais Carlos Lobo considera que deveria ser equacionada uma descida do IVA para a restauração – como o setor tem reclamado – sinalizando que a medida, a ser adotada, teria de ser temporária.

Mais de 32 mil contribuintes receberam planos para pagarem IRS em prestações

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) criou um total de 32.158 planos de pagamento em prestações oficiosos para IRS, disse à Lusa fonte oficial do Ministério das Finanças.
Comentários