Funchal apresenta programa de comemorações para o Dia da Cidade

O habitual concerto do Dia da Cidade 2020 foi idealizado tendo por base a participação de artistas locais, de forma a apoiar a produção regional, num cruzamento entre a modernidade e a tradição.

A Câmara Municipal do Funchal promove, ao longo do mês de agosto, um programa de comemorações para assinalar o 512º aniversário da Cidade do Funchal, com destaque para o grande espetáculo comemorativo, que acontece no dia 21 de agosto, pelas 21h45, no Parque de Santa Catarina. O Xarabanda e o Madeira Jazz Collective foram os convidados para atuar neste concerto, que terá transmissão em direto através da RTP-Madeira.

Este ano devido aos constrangimentos decorrentes da pandemia da Covid-19 e de forma a salvaguardar a segurança e o bem-estar de todos, a Autarquia preparou o espaço para acolher 90 espetadores, sendo que todos os interessados em assistir ao concerto devem fazer a sua inscrição através do e-mail teatro.municipal@cm-funchal.pt.

O habitual concerto do Dia da Cidade 2020 foi idealizado tendo por base a participação de artistas locais, de forma a apoiar a produção regional, num cruzamento entre a modernidade e a tradição. O concerto inédito conta com um alinhamento de músicas tradicionais com arranjos próprios do jazz, realizados por André Santos, Ricardo Dias, Manuel Andrade e Francisco Andrade.

As comemorações arrancam já na próxima terça-feira, dia 11 de agosto, com a inauguração da exposição “80 Anos da Chegada dos Gibraltinos à Madeira”, no Átrio dos Paços do Concelho do Funchal, e que recorda a passagem de cerca de dois mil gibraltinos pela Madeira, na sua maioria mulheres e crianças, durante a Segunda Guerra Mundial. A exposição integra trabalhos de alunos/as das Escolas do Funchal, Universidade Sénior do Funchal e de um grupo de utentes do Ginásio da Barreirinha. Paralelamente, será também apresentada uma pequena exposição com algumas fotos sobre este episódio da passagem dos gibraltinos pela Madeira.

Nos dias 13, 20 e 27 de agosto, a CMF vai dinamizar, nos bairros sociais da Autarquia, quatro sessões de contos e Teatro de Rua infantojuvenil, tendo como parceiros a contadora de histórias Leda Pestana e o grupo Teatro Bolo do Caco. No dia 21 de agosto, outra das novidades deste ano é o facto de a Cerimónia Oficial das Comemorações decorrer no Teatro Baltazar Dias, a partir das 10h.

As celebrações findam com a 2.ª edição do “Funchal Náutico”, o programa da Autarquia que congrega as diversas iniciativas de mar promovidas ou apoiadas pela Câmara Municipal do Funchal durante o mês de agosto, com destaque no dia 22 de agosto para a III Regata de Canoas Tradicionais de Santa Maria Maior, e no dia 23 de agosto para a XXV Prova de Mar José da Silva «SACA», com partida, tal como manda a História, do Cais do Funchal.

Ler mais
Recomendadas

Novo líder do PS/Madeira diz que vai estar “sempre contra” o centralismo do Estado

Paulo Cafôfo, afirmou que vai estar “sempre contra” o centralismo do Estado e garantiu que o seu projeto político assenta na transparência democrática.

Mais de 100 mil testes à Covid-19 processados no laboratório do SESARAM

Desde o dia 29 de fevereiro de 2020, o Laboratório do Serviço de Patologia Clínica do SESARAM realiza o processamento de testes PCR à Covid-19 na Região Autónoma da Madeira.

Congresso dos Socialistas Madeirenses hoje e amanhã consagra Paulo Cafôfo novo líder do partido

No domingo vai haver a votação para os órgãos regionais do PS-Madeira e uma sessão de encerramento marcada para as 12h30.
Comentários