[weglot_switcher]

Funchal aprova apoios de 55 mil euros para 26 entidades desportivas

A reunião camarária do Funchal aprovou também a discussão pública para as operações de reabilitação urbana, em Santa Luzia, e no Monte.
30 Outubro 2020, 13h10

A Câmara do Funchal aprovou apoios de 55 mil euros para 26 entidades desportivos em reunião camarária. Foi também aberto o período de discussão pública para as Operações de Reabilitação Urbana (ORU), que foram concluídas pelo município, no vale da Ribeira de João Gomes, em Santa Luzia, e na zona da Corujeira e Tornos, na freguesia do Monte.

Os apoios concedidos ao desporto visam “garantir condições para que os eventos desportivos que já estão confirmados no Funchal até ao final do ano se possam realizar”, explicou Miguel Gouveia, presidente da Câmara Municipal do Funchal. O autarca sublinhou que o município já alocou 168 mil euros desde o final do confinamento ao desporto.

Relativamente à reabilitação urbana, Miguel Gouveia, sublinhou que a aprovação de duas novas Áreas de Reabilitação Urbana (ARU), no ano passado, permitiu conceder “benefícios fiscais à reabilitação de imóveis dentro destas áreas”.

O autarca acrescentou que com a aprovação das ORU, a autarquia pode desencadear “múltiplas ações que são do maior interesse para estas zonas da cidade, no sentido de minimizar os riscos e criar uma dinâmica de valorização do património em causa, garantindo melhor qualidade de vida aos residentes e criando interesse aos visitantes, ao associarmos o investimento privado a um programa de investimento público”.

O presidente da autarquia do Funchal acredita que estas novas ORU serão “instrumentos de decisão profundamente relevantes” para o Município, pelo que foi desenvolvido um plano de intervenções estruturantes a serem concretizadas a curto, médio e longo-prazo. “Entre estas sobressai, claramente, a reabilitação do antigo Matadouro do Funchal como um polo de criatividade, cultura e empreendorismo, mas temos dezenas de ações previstas, incluindo a requalificação de acessibilidades, a criação de jardins, miradouros, áreas de lazer e áreas de estacionamento, e uma grande incidência na promoção da reabilitação do património edificado, criando condições, por exemplo, para a reabilitação da Quinta do Monte”, reforçou o autarca.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.