[weglot_switcher]

Funchal: Coligação Confiança destaca importância de existir cadastro de infraestruturas de regadio

A Coligação Confiança defendeu que um cadastro de infraestruturas de regadio e o mapeamento das associações de regantes existentes, permitiria “facilitar os pedidos de pareceres, compatibilizar a realidade existente com a execução de projetos públicos sob a competência do Município, e definir investimentos em redes de drenagem de águas residuais urbanas, com o intuito de mitigar os focos de contaminação nas levadas”.
10 Agosto 2021, 14h39

A Coligação Confiança reuniu-se com algumas associações de Regantes do Funchal, de modo a tomar conta das suas preocupações e dos problemas sentidos. Deste encontro foi ressalvada a importância de existir um cadastro de infraestruturas de regadio e mapeamento das associações de regantes existentes.

“Por parte da Coligação Confiança, ficou patente a necessidade de existir um cadastro de infraestruturas de regadio e mapeamento das associações de regantes existentes, por forma a facilitar os pedidos de pareceres, compatibilizar a realidade existente com a execução de projetos públicos sob a competência do Município, e definir investimentos em redes de drenagem de águas residuais urbanas, com o intuito de mitigar os focos de contaminação nas levadas. Este seria, também, um trabalho essencial no apoio aos licenciamentos de obras particulares, por forma a garantir o cumprimento de distanciamentos, acessos e a reposição de infraestruturas de regadio, sempre que necessário”, disse Vítor Jesus, candidato a Vereador com os pelouros do Ambiente, Águas e Saneamento Básico.

“Abordámos, igualmente, as necessidades de investimento para fins de preservação das estruturas existentes, e as dificuldades sentidas por estas associações sem fins lucrativos em aceder a apoios comunitários e responder aos requisitos que os mesmos acarretam”, referiu vítor jesus. “No que respeita à mitigação dos focos de contaminação nas levadas, foi ressalvada a importância de atuar junto dos munícipes no domínio da sensibilização, com vista à redução de descargas de poluentes nas levadas, o que tem impactos diretos nas regas às culturas agrícolas”, reforçou o candidato a vereador.

Já Cláudia Dias Ferreira, candidata a assumir os pelouros da Sustentabilidade, Recursos Naturais e Proteção Civil, referiu a importância de se “promover um trabalho de cooperação ao nível da utilização dos tanques privados destas associações, no âmbito da Proteção Civil, com vista à minimização de perdas, em caso de necessidade de recurso a estas estruturas, e da otimização da resposta a emergências, no âmbito dos fogos rurais que poderão assolar o concelho”. A candidata da Coligação Confiança disse ainda que a intenção passa por promover reuniões periódicas com as diversas Associações de Regantes das Levadas do Funchal, “com vista a manter canais abertos de comunicação não só com as Associações, mas também com os agricultores seus associados”.

Neste encontro estiveram ainda o candidato à Presidência da Câmara Municipal do Funchal, Miguel Silva Gouveia, e a candidata a vereadora Sancha de Campanella, a Associação da Levada da Serra da Alegria, a Associação da Levada dos Piornais, e a Associação da Levada da Serra de Santo António, na pessoa de Nicolau Sousa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.