[weglot_switcher]

Funchal conta com 31 ruas do Centro Histórico com códigos QR turísticos

O projeto consiste na instalação de placas com códigos QR, cuja leitura remete para informação de texto e imagem disponível no portal Visit Funchal, estando disponível em português e inglês.
21 Junho 2021, 17h01

A Câmara Municipal do Funchal concluiu, na semana passada, a segunda fase do projeto “Ruas do Funchal – QRC Informativo”, que no total já instalou 88 códigos QR em 31 ruas do Centro Histórico, permitindo que turistas e residentes acedam a informação específica sobre cada rua: origem do topónimo, informação histórica, arquitetónica e Lojas com História, entre outras curiosidades.

O Presidente da Câmara, Miguel Silva Gouveia, salientou que “o projeto enquadra-se na Estratégia Municipal para o Turismo do Funchal e preconiza a qualificação de um destino que se quer cada vez mais inteligente e inclusivo. Numa altura crucial para a cidade e para a Região, em que tem início uma retoma generalizada da atividade económica, não temos dúvidas de que será determinante estimular, promover e valorizar a nossa oferta turística, e uma boa forma de começar é pelo nosso património”.

“Ao tornarmos acessível a informação própria de cada rua, inclusive com curiosidades que podem ser desconhecidas dos madeirenses, estamos a permitir que todos os residentes e todos aqueles que nos visitam vejam a cidade de maneira diferente”, vincou.

O projeto consiste na instalação de placas com códigos QR, cuja leitura remete para informação de texto e imagem disponível no portal Visit Funchal, estando disponível em português e inglês. O projeto arrancou, na primeira fase, na Avenida Arriaga, Avenida Zarco, Rua João Tavira, Rua da Alfândega, Rua do Aljube, Rua dos Ferreiros, Rua de Santa Maria, Rua dos Murças, Rua dos Tanoeiros e Rua Dr. Fernão de Ornelas.

O projeto foi alargado a toda a Baixa, estando agora disponível também na Rua do Esmeraldo, Rua do Sabão, Avenida do Mar, Rua 5 de Outubro, Rua 31 Janeiro, Rua D. Carlos I, Rua da Boa Viagem, Rua do Hospital Velho, Rua do Carmo, Travessa do Forno, Rua do Marquês, Rua do Bispo, Rua do Castanheiro e Rua de São Francisco.

Miguel Silva Gouveia frisou que “o ano passado, tivemos a oportunidade de lançar, na Semana do Turismo do Funchal, este projeto para as ruas da cidade, entendendo que a sua aplicação à luz da crise sanitária que estávamos a viver e das medidas de adaptação recomendadas, teria particular pertinência”.

“Ao qualificar o produto turístico do concelho, o Município preserva, ao mesmo tempo, a sua memória histórico-cultural. Este é mais um projeto promovido pelo atual Executivo, no sentido de assegurar um melhor e mais rápido acesso à informação, e continuaremos a desenvolver políticas que construam uma cidade que alia a sua identidade à tecnologia e ao progresso. Esta é, igualmente, uma iniciativa com potencial para dinamizar o comércio tradicional, numa altura em que todas as medidas a esse nível são bem-vindas”, concluiu o autarca.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.