[weglot_switcher]

Funchal já limpou 250 mil m2 de terrenos nas serras para travar incêndios

Com o intuito de garantir a segurança da população em vertentes como os incêndios nas serras, o Governo Regional apoia as suas limpezas, através do programa PRODERAM  – Programa de Desenvolvimento Rural da Região Autónoma da Madeira para o período 2014-2020.
18 Maio 2017, 10h51

Um suporte governamental que chega a 90% na limpeza de terrenos privados, fundamentalmente para garantir a proteção. Recorde-se que o ano passado, por alturas do verão, as altas temperaturas e os ventos fortes que se fizeram sentir no Funchal, além de alguma intervenção humana para despoletar o fogo, encontraram muito material combustível que resultou no incêndio de uma parte da serra e mesmo de pequenos lugares no centro da cidade, que chegaram a causar algum pânico.

Além dos 100 mil m2 já limpos na Corujeira e na Choupana, nas serras da cidade do Funchal, no Caminho dos Pretos, não muito longe dos dois referidos lugares da capital madeirense, foram limpos mais 150 mil m2 de plantas invasoras e de mato com potencial para incêndios. Por isso mesmo temos já hoje um total de 250 mil m2 de terrenos limpos.

No entanto, estes trabalhos vão continuar, estando ainda ser limpos mais 660 mil m2 de terrenos nas zonas altas do Funchal.

A secretária regional do Ambiente e Recursos Naturais, Susana Prada, visitou por estes dias um terreno privado onde decorreram os trabalhos de intervenção florestal.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.