[weglot_switcher]

Funchal leva cultura para ambiente online

Estão programados 40 eventos, entre abril e maio, em ambiente online.
9 Abril 2020, 12h16

O Funchal passará, em abril e maio, a cultura através das plataformas online. Esta foi a estratégia encontrada pela autarquia da capital madeirense, para dar resposta à paragem do sector devido ao coronavírus covid-19. O arranque acontece esta quinta-feira com uma tertúlia. Na sexta-feira é transmitido um concerto. No total estão previstos 40 eventos.

Os eventos terão como lema a ‘A Cultura Que Nos Une’, e os eventos serão transmitidos através das páginas de Facebook e Instagram da Câmara Municipal do Funchal, do Teatro Baltazar Dias, dos museus municipais Henrique e Francisco Franco e A Cidade do Açúcar, e ainda da Biblioteca Municipal do Funchal.

“O Funchal vai integrar, assim, aquele que tem sido um movimento nacional materializado em plataformas digitais, no sentido de desafiar os artistas a continuarem a desenvolver projetos nas suas respetivas áreas”, disse Miguel Gouveia, presidente da Câmara Municipal do Funchal.

O autarca refere que a cultura “é um bem essencial e não pode parar”. Miguel Gouveia sublinha que o município preparou um conjunto de iniciativas, que abrangem abril e maio, garantindo pagamento aos artistas nesta fase em que os vários estabelecimentos culturais se encontram encerrados.

Através dos eventos programadas para abril e maio, a autarquia pretende levar a casa das pessoas os espaços icónicos da cidade.

O Música nos Museus será transmitido online, onde também decorrerá uma visita virtual aos espólios do museus. No programa estão incluídos ainda teatro, documentários, oficinas de dança, de música e de artes plásticas.

“Os tempos que correm exigem que sejamos cada vez mais criativos e ágeis na procura de novas soluções, mas sempre defendendo valores que para nós são essenciais, como a democratização no acesso à cultura, enquanto bem essencial, e a valorização dos artistas regionais e do nosso património”, sublinhou Miguel Gouveia.

Consulte a programação do ‘A Cultura que nos Une’ nas figuras localizadas abaixo.

 

[frames-chart src=”https://s.frames.news/cards/orcamento-da-cultura/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”840″ slug=”orcamento-da-cultura” thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/orcamento-da-cultura/thumbnail?version=1585156581042&locale=pt-PT&publisher=www.jornaleconomico.pt” mce-placeholder=”1″]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.