O Plano de Ação para a Energia Sustentável do Município do Funchal (PAES) arrancou em 2015 e tem permitido ao município poupar 16 mil euros por ano.
A estratégia assente em três objetivos – o aumento da contribuição dos recursos energéticos renováveis, a redução do consumo de energia de origem fóssil e a redução das emissões de dióxido de carbono – levou à autarquia a instalar, em 2017, baterias de condensadores nos edifícios Estação de Biologia Marinha do Funchal, parque de estacionamento de São João, Escola Básica da Ajuda e a Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar do Lombo Segundo, num investimento de cerca de 12 mil euros.
Para o efeito, foi submetida ao Fundo Nacional de Eficiência Energética uma candidatura que valeu o cofinanciamento para a instalação de baterias de condensadores em diversos edifícios municipais e um sistema de correção de potência que permite uma utilização racional da energia consumida.
O resultado, regozija-se a autarquia, é uma poupança anual de 16 mil euros. “A instalação de baterias de condensadores está também associada à redução de perdas de energia, garantindo um melhor aproveitamento, o aumento da vida útil dos equipamentos e a redução no consumo de energia reativa excedente que é cobrado na conta energética do Município”, afirma Miguel Silva Gouveia,vice-presidente da Câmara Municipal do Funchal.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com