[weglot_switcher]

Funchal poupa 16 mil euros com Plano de Ação para a Energia Sustentável

Instalação de baterias de condensadores aumenta vida útil dos equipamentos, permitindo a redução no consumo de energia reativa excedente, congratula-se a Câmara do Funchal.
31 Agosto 2018, 11h35

O Plano de Ação para a Energia Sustentável do Município do Funchal (PAES) arrancou em 2015 e tem permitido ao município poupar 16 mil euros por ano.

A estratégia assente em três objetivos – o aumento da contribuição dos recursos energéticos renováveis, a redução do consumo de energia de origem fóssil e a redução das emissões de dióxido de carbono – levou à autarquia a instalar, em 2017, baterias de condensadores nos edifícios Estação de Biologia Marinha do Funchal, parque de estacionamento de São João, Escola Básica da Ajuda e a Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar do Lombo Segundo, num investimento de cerca de 12 mil euros.

Para o efeito, foi submetida ao Fundo Nacional de Eficiência Energética uma candidatura que valeu o cofinanciamento para a instalação de baterias de condensadores em diversos edifícios municipais e um sistema de correção de potência que permite uma utilização racional da energia consumida.

O resultado, regozija-se a autarquia, é uma poupança anual de 16 mil euros. “A instalação de baterias de condensadores está também associada à redução de perdas de energia, garantindo um melhor aproveitamento, o aumento da vida útil dos equipamentos e a redução no consumo de energia reativa excedente que é cobrado na conta energética do Município”, afirma Miguel Silva Gouveia,vice-presidente da Câmara Municipal do Funchal.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.