A Câmara Municipal do Funchal (CMF) volta a dinamizar, este ano, o Festival Fado de 18 a 21 de janeiro. O evento terá, este ano, a maior edição de sempre, com oito espetáculos, sendo seis no Auditório do Jardim Municipal e dois no Teatro Municipal Baltazar Dias, onde será feita, pela primeira vez, a apresentação de um livro ‘Severa 1820’, trazendo uma componente pedagógica.
Pedro Calado garantiu uma oferta “abrangente e diversificada”, em que a autarquia aposta em artistas locais consagrados, mas também em jovens talentos fadistas madeirenses, incentivando e divulgando o seu trabalho artístico.
Ao todo, vão passar pelos dois palcos 43 músicos, com uma estreia no Funchal da dupla Jonas & Lander com o espetáculo de dança “Bate Fado”, eleito como o melhor espetáculo de dança em 2021 em Portugal.
São quatro dias de fado, sendo esta a primeira expressão artística portuguesa reconhecida Património Cultural Imaterial da Humanidade desde 2011, por uma organização internacional.
“Será uma edição marcante que reúne gerações e que transmite um grande valor social, cultural e histórico”, realçou o autarca, garantindo que a sexta edição já está a ser pensada e será “maior e melhor” do que a edição 2023.
Para além de ser uma “homenagem ao fado e aos fadistas”, Pedro Calado destacou outro objetivo: “queremos descentralizar a cultura e que a mesma possa chegar ao maior número de pessoas”, lembrando que estes espetáculos são de entrada gratuita apenas no Auditório do Jardim Municipal do Funchal, trazendo dinâmica à cidade e, deste modo, convida toda a população a estar presente.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com