[weglot_switcher]

Funchal terá seis bolsas para criação artística no valor de cinco mil euros

As bolsas de criação artística vão abranger escrita, artes performativas, e artes visuais.
7 Janeiro 2021, 13h58

A Câmara Municipal do Funchal vai criar seis bolsas para criação artística, cada uma no valor de cinco mil euros, anunciou Miguel Gouveia, presidente da autarquia.

As bolsas de criação artística vão abranger escrita, artes performativas, e artes visuais.

O autarca sublinhou que durante um ano os artistas selecionados vão poder “criar obras nas respetivas áreas, para enriquecer culturalmente a cidade. As bolsas visam dar também a estabilidade necessária ao criador para que se possa concentrar nesse trabalho criativo”.

Miguel Gouveia disse que esta iniciativa dá continuidade ao investimento que o Funchal tem na cultura, sublinhando que se trata de uma imagem de marca do Funchal, e lembrou que a cidade concorre para capital europeia da cultura em 2027.

O regulamento para a concessão destas bolsas artística está em fase de discussão pública até fevereiro, adiantou o autarca.

Pandemia provocou apoios de 475 mil euros 

O presidente da Câmara do Funchal disse ainda que a pandemia levou a que a autarquia vá conceder apoios na ordem dos 475 mil euros. Miguel Gouveia sublinhou que nesta altura o município aguardar o visto do Tribunal de Contas para avançar com o empréstimo e com isso “continuar a investir nestes agentes culturais”.

O autarca disse ainda que serão 30 as propostas que estarão em votação no âmbito do Orçamento Participativo do Funchal.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.