[weglot_switcher]

Fundação da Juventude lança Manual do Empreendedor

A conferência reuniu cerca de 250 jovens empreendedores da Hungria, Espanha e Itália.
29 Novembro 2016, 17h12

No âmbito da Conferência ‘Jovens Embaixadores do Sucesso’, que se realizaou no dia 28 e continuou hoje, na Faculdade de Economia da Universidade do Porto, a Fundação da Juventude deu a conhecer o Manual do Empreendedor, um projeto desenvolvido a partir de um grupo de instituições da Hungria, Itália, Portugal e Espanha.

O manual do empreendedor constitui uma ferramenta de apoio a jovens empreendedores, documento que serve de orientação para cada uma das etapas do negócio que vão desde a análise da ideia, do plano e da implementação de negócio até à sua consolidação e crescimento.

Este é um guia que coloca ainda em evidência questões como as novas formas de fazer negócio baseadas nos novos media ou mesmo as novas formas de trabalhar em espaços de coworking ou nos Fablab.

A Conferência ‘Jovens Embaixadores do Sucesso’ é o culminar do projeto ‘Empowering Youth Potential’ que a Fundação da Juventude, instituição privada, de interesse público, sem fins lucrativos, focada na Formação, Empreendedorismo e apoio ao Emprego Jovem, leva a cabo desde Setembro de 2015, em parceria com a associação ‘I am the Best’, da Hungria, a ‘Fundación Esplai’, de Espanha e a organização sem fins lucrativos, de investigação, formação e aconselhamento profissional, ‘Eurocultura’, de Itália.

Trata-se de um projeto europeu que pretende desenvolver mecanismos que apoiem os jovens na sua transição para o mercado de trabalho, nomeadamente, através da promoção do espírito empreendedor e do desenvolvimento das competências empreendedoras dos participantes.

“O desemprego dos jovens é o problema mais significativo e transversal a todos os jovens da Europa, o que leva a Fundação da Juventude a desenvolver projetos capazes de promover a igualdade de oportunidades, inclusão, competências transversais e educação para o empreendedorismo. O projeto ‘Empowering Youth Potencial’ não é mais que reunir esforços com outras entidades europeias de modo a promover a transição dos jovens para o mercado de trabalho através de formações e workshops e desenvolvimento de uma plataforma de avaliação de competências”, refere, em comunicado, a Fundação da Juventude.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.